UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 19h56

Em sua maratona de provas, Pereira vai à semifinal dos 200 m medley

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Dono da primeira medalha da natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos, Thiago Pereira voltou a competir na noite desta quarta-feira. Sem dar margem a surpresas, ele se classificou com facilidade para as semifinais da prova de 200 m medley.

Essa será a terceira prova das sete que Pereira disputará no Pan. O nadador tenta bater o recorde de medalhas de um atleta do país em uma única edição do Pan. A marca pertence ao ex- nadador Djan Madruga, que subiu seis vezes ao pódio no Pan de San Juan-1979.

REVEZAMENTO POUPA REBECA
O revezamento 4 x 100 m livre do Brasil poupou a sua principal nadadora. Mesmo sem contar com Rebeca Gusmão, que na manhã desta quarta-feira conquistou a medalha de ouro nos 50 m livre, a equipe se classificou com folga para a final. Com o tempo de 3min54s25, as brasileiras ficaram em terceiro lugar, atrás dos Estados Unidos, com 3min45s76, e do Canadá, com 3min47s18. Para a final da manhã de quinta-feira, Rebeca fechará o revezamento, tirando Manuella Lyrio da equipe. As outras três integrantes são Tatiana Barbosa, Flávia Delaroli e Monique Ferreira.
PERFIL DOS BRASILEIROS
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
Pereira, entretanto, disse que prefere não pensar a longo prazo, para não aumentar mais a pressão. "Esses dois ouros passaram, ficaram para trás. Meu pensamento agora é a próxima prova, e só isso. Assim por diante", explicou o nadador.

Pereira, que ganhou ouro nos 400 m medley e ajudou a equipe do revezamento 4 x 200 m livre a acabar com a invencibilidade dos Estados Unidos no Pan, se poupou e cravou o tempo de 2min04s23, o quarto melhor do dia. Outro brasileiro classificado para as semifinais foi Diogo Yabe, em nono, com 2min05s08.

"Estou mais confiante do que para os 400 m medley, já que essa é minha melhor prova. Acho que consigo ser mais rápido amanhã", torceu Yabe, que sétimo na prova dos 400 m medley.

As semifinais dessa prova acontecem na manhã de quinta, e a disputa de medalhas, na sexta-feira. "Acho que vou ter um dia bem pesado, porque também vou disputar a final dos 200 m costas", afirmou Pereira, após as eliminatórias.

Além desse evento, Pereira ainda vai competir mais quatro vezes no Pan do Rio: 200 m peito, 100 m costas, 200 m medley e revezamento 4 x 100 m medley. Também existe a possibilidade de ele competir no revezamento 4 x 100 m livre.

Outro grande resultado é aguardado nos 200 m livre, onde Nicolas Oliveira, responsável pela virada do Brasil sobre os Estados Unidos na reta final do revezamento 4 x 200 m, se poupou e, mesmo assim, conseguiu a classificação para a semifinal com folga.

"Sou novo nessas coisas, então não sabia poupar direito, acho que até me esforcei um pouco além da conta", admitiu Nicolas, de 19 anos, que faz sua estréia no Pan.

Nadando na quarta bateria, Oliveira cravou o tempo de 1min53s73, tendo quase um segundo e meio de vantagem sobre o último qualificado.

No revezamento, ele foi o último a entrar na piscina e reverteu a desvantagem que os brasileiros tinham para os norte-americanos, fazendo sua parcial na casa de 1min46s00.

Outro brasileiro classificado para a semi de quinta-feira é Rodrigo Castro, que também integra o quarteto que levou medalha de ouro no 4x200 m. Ele fez o percurso em 1min50s01, terminando com o melhor tempo. Em segundo, ficou o canadense Chad Hankevich, com 1min51s12, seguido pelo uruguaio Martin Belgeri, com 1min51s29.

Na prova feminina da mesma distância, o Brasil também colocou duas atletas nas semifinais. Monique Ferreira foi a melhor delas, terminando com o sexto tempo, com 2min04s27.

Manuella Lyrio também passou para a decisão, mas com o 11º melhor tempo, com 2min05s95. A melhor do dia foi a norte-americana Ava Ohlgren, seguida pela canadense Hillary Bell e pela venezuelana Erin Volcan.