UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 17h27

Rebeca "Gigante" Gusmão atribui medalha à felicidade conjugal

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Atual recordista pan-americana e medalhista de ouro nos 50 m livre, Rebeca Gusmão tem o singelo apelido de "Gigante". Com 1,85 m e 82 kg, é de longe a mais forte entre as nadadoras brasileiras. No avantajado tríceps, de dar inveja a muito lutador, a nadadora exibe uma tatuagem que espanta qualquer dúvida sobre seus atributos: "Gigante pela própria natureza".

Mas toda a força de Rebeca desaparece quando lhe perguntam seu apelido íntimo, dado pelo marido: "Paçoca", diz, tímida, e enrubesce.

"Quem me deu esse apelido foi meu marido, porque eu adoro comer paçoca", disse Rebeca, rindo. A nadadora casou-se no ano passado com o cantor de ópera Gutemberg Amaral, seu maior incentivador, e inspiração de Rebeca. "Devo muito a ele, tudo a ele. Graças a ele, estou feliz. E quando a gente está apaixonada, a vida fica tão melhor, os treinos ficam melhor, as marcas vêm mais fácil. Assim como essa medalha, que eu dedico a Deus e ao meu marido."

A história de amor que mudou a vida da nadadora é cheia de imprevistos. Rebeca conheceu Gutemberg ainda na escola, quando ele era seu professor de artes.

"Foi paixão à primeira vista, mas um amor platônico. Ele viajou para os Estados Unidos, e foram oito anos sem manter contato ou ter notícias dele. Somente no ano passado ele voltou, e nos encontramos. Na hora em que o vi, pensei: 'Ou caso agora, ou não caso nunca mais", disse Rebeca.

A vida conjugal, diz a nadadora, está fazendo maravilhas para sua carreira. "Ópera enche o saco, mas ajuda muito a relaxar, sabia?", diz Rebeca. "Fico até mais disposta a ir aos treinos. Parei com desculpinhas."

Além do 'maridão', a nadadora deixou para trás a frustração de ter ficado de fora do Mundial de piscina curta de Xangai, na China, no ano passado, devido a um excesso de peso.

"A verdade é que eu comi muita paçoca", disse, brincando. "Essa medalha é minha volta por cima, e agora vou continuar trabalhando sério pensando em Pequim, ao lado de meu técnico, Hugo Lobo, que já me atura há 12 anos."

Rebeca ainda deixou escapar uma alfinetada na adversária Flávia Delaroli. "É uma parceria de longa data que tenho com Hugo e que sei que deve dar inveja a muita nadadora", disse Rebeca.