UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 12h15

Brasil fecha finais com bronze no revezamento 4 x 200 m livre

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil fechou as finais desta quarta-feira na natação com medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos. Com duas jogadoras remanescentes da Olimpíada de Atenas-04, a equipe feminina do revezamento 4 x 200 m livre não conseguiu acompanhar os quartetos dos Estados Unidos e do Canadá, e terminou em terceiro lugar.

TATIANA "SE VINGA"
Fora das provas individuais dos 100 m livre e 200 m livre, Tatiana Barbosa teve sua desforra com a medalha de bronze no revezamento 4 x 200 m. "Pra mim é uma felicidade muito grande, é a chance que não tive nas outras provas", contou Tatiana, que foi a única animada do quarteto. "Eu sempre fecho a prova, mas pedi para abrir na final; quis provar que consigo nadar bem e melhorei meu tempo, além de ter ganhado um voto de confiança."

Como o Brasil não foi ao Mundial, que classificou os 12 melhores tempos para a Olimpíada de Pequim-08, terá que disputar uma das quatro vagas da repescagem.
O time brasileiro, composto por Tatiana Barbosa, Monique Ferreira, Manuella Lyrio e Paula Baracho, cravou o tempo de 8min13s15, ficando longe de bater o recorde sul-americano, que foi conquistado nas Olimpíadas de Atenas e é de 8min05s29.

O abatimento da equipe ficou evidente durante a cerimônia de premiação. Quando aguardavam o anúncio oficial para o pódio, as atletas foram cumprimentadas pelo ex-nadador Gustavo Borges, que tentou, em vão, animar as medalhistas.

"Meninas, parabéns, hein, muito bem", disse o nadador, que ganhou sorrisos amarelos em troca. Sem graça, Borges disfarçou e logo saiu dali.

Com a vitória, o time norte-americano, composto por Jessica Rodriguez, Emily Kukors, Ava Ohlgren e Katie Carroll, quebrou o recorde pan-americano, cravando 8min02s23. As canadenses, com Chanelle Charron-Watson, Elisabeth Colins, Hilary Bell e Stephanie Horner, foi bronze, com 8min04s56.

O Brasil piorou seu resultado em relação ao que havia feito quatro anos atrás. No Pan de Santo domingo, a equipe feminina, composta então por Monique Ferreira, Mariana Brochado, Paula Baracho e Ana Carolina Muniz, obteve a medalha de prata.

Paula Baracho ainda tentou minimizar o baixo desempenho. "Estamos com uma geração nova muito boa vindo aí, e que tem tudo para arrebentar em Pequim. O feminino está se igualando ao masculino aos poucos. Temos um ano de trabalho pela frente", amenizou a atleta.

Além disso, a prova quebrou uma boa seqüência do time nacional. Nas Olimpíadas de Atenas, chegou à final e terminou em sétimo lugar, batendo o recorde sul-americano em duas oportunidades. Na ocasião, a equipe era composta por Monique Ferreira, Mariana Brochado e Joanna Maranhão e Paula Baracho.