UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 11h17

Cielo confirma favoritismo e fica com o ouro nos 100 m livre

Fernanda Brambilla
Enviada Especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro César Cielo confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro nos 100 m livre. Com o tempo de 48s79, ele superou o recorde pan-americano da prova, que pertencia a Fernando Scherer. Esse foi o décimo ouro do Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro.

Flávio Florido/UOL
César Cielo não teve dificuldade para confirmar o favoritismo nos 100 m livre
Flávio Florido/UOL
O brasileiro chegou a virar os primeiros 50 m abaixo da parcial do recorde mundial
LEIA MAIS DE NATAÇÃO NO PAN
VEJA O PERFIL DE CÉSAR CIELO
"É muito legal vencer com oito mil pessoas gritando seu nome. É uma pressão a mais, fiquei nervoso, mas isso torna tudo mais emocionante. Nunca tinha vivido essa experiência", disse Cielo, que substituiu Fernando Scherer como recordista da competição.

"Foi uma surpresa a mais", afirmou. "É uma honra para mim, que sou fã dele e do Gustavo (Borges). "Treinei muito e, apesar de não estar sempre com a seleção, fiz um longo planejamento inteiro visando o Pan. Quando a competição acabar, aí inicio outro programa, visando Pequim", afirmou Cielo, que mora em Auburn, nos Estados Unidos.

Na primeira parcial, Cielo chegou a bater abaixo do recorde mundial. O brasileiro virou para os 50 m finais com o tempo de 23s15, enquanto que o holandês Peter Van den Hoogenband havia marcado 23s16.

Mas, no final da prova, Cielo não conseguiu manter o ritmo e terminou a prova 95 centésimos abaixo do recorde do holandês, que, com 47s84, estabeleceu o feito durante os Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália), em 2000.

Apesar da vitória fácil, Cielo ficou longe de seu melhor tempo, obtido durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Melbourne (Austrália), em março deste anos, com 48s51.

"Quando vi o tempo hoje, sabia que seria difícil melhorar muito o meu tempo. Acho mais difícil nadar de manhã, ainda mais hoje, que está um pouco frio. É claro que gostaria de ter nadado na casa dos 47s, mas já sabia que não seria hoje. Aos poucos, vou melhorando", justificou Cielo.

A medalha de prata ficou com o argentino Jose Meolans, com 49s42, e o norte-americano Gabriel Woodward faturou o bronze com 49s59. O outro brasileiro da prova, Eduardo Deboni, terminou com a quarta colocação com o tempo de 49s95.

O recorde anterior, 49s19, foi conquistado durante a edição de 1999, em Winnipeg (Canadá). Cielo, aliás, surgiu na natação brasileira como sucessor de Fernando Scherer, recentemente aposentado, nas provas de velocidade da natação. Primeiramente, ele superou o recorde do nadador catarinense nos 100 m em dezembro de 2006, depois ele superou a sua marca no Mundial de Melbourne.

Já em 2007, durante o Mundial de Esportes Aquáticos na Austrália, Cielo também superou o recorde de Scherer nos 50 livre, ao nadar a prova em 22s09.