UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 16h10

Guarda municipal de MG conquista o bronze no levantamento

Da Redação
Em São Paulo

O brasileiro Fabrício Mafra conquistou a medalha de bronze no levantamento de peso, na categoria 105 kg dos Jogos Pan-Americanos. Ele acabou com um jejum de 12 anos do Brasil sem medalhas na competição. A última medalha - um bronze - havia sido conquistada por Edmílson Dantas, atual treinador da equipe masculina.

CBV/Divulgação
Mais magro que rival, Mafra leva bronze e quebra jejum de 12 anos sem medalha
PERFIL DO ATLETA
Mafra - que é guarda municipal em Viçosa (MG) - obteve 151 kg no arranque e 187 kg no arremesso, totalizando 338 kg. Diferente da disputa em que Jaqueline Ferreira perdeu o bronze por ser 250 g mais pesada que a concorrente venezuelana, desta o Brasil levou vantagem por ter um atleta mais leve.

O atleta mineiro levantou o mesmo que o argentino Damian Abbiate. Por ser 3,7 kg mais magro, faturou o bronze. Pelas regras da modalidade, quando dois atletas empatam neste esporte, a medalha fica para o pesista mais leve. E foi isso o que aconteceu.

O cubano Joel Mackenzie ficou com a medalha de ouro, levantando 380 kg no total, enquanto o argentino Stetbiuk obteve a medalha de prata, erguendo ao todo, 340 kg. Outro brasileiro também competiu na prova, mas não teve o obteve o mesmo sucesso de companheiro. Bruno Laport, de 22 anos, ficou com a quinta colocação - 337 kg.

Antes do Pan, Mafra dizia que a vaga havia sido conquistada por sorte, já que na seletiva enfrentou um atleta mais novo e mais forte que ele. "Ele é bem mais técnico que eu. Um talento no esporte. Fiz muito além do que poderia e conquistei a vaga", contou Mafra ao UOL Esporte antes dos Jogos do Rio.