UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 20h28

Agresta concorre a vaga olímpica com algoz do Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Philippe Beaudry venceu a primeira batalha no torneio de sabre do Pan. Renzo Agresta agora tenta dar o troco no canadense na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

O medalhista de ouro no Rio será um dos principais concorrentes do esgrimista em sua luta por uma vaga olímpica, principal meta na agenda do paulista depois do pódio desta quarta-feira.

"Esse é o grande objetivo agora, chegar lá pelo ranking, sem precisar disputar outra competição", afirmou o brasileiro, que está há dois anos em Roma, na Itália, em posicionamento estratégico para participar dos principais eventos europeus.

As Olimpíadas terão 39 atletas inscritos nos torneios individuais. Destes, 24 aparecerão pela lista das equipes. Serão oito times assegurando três atletas na competição de cada arma. Os outros 15 esgrimistas serão definidos por três maneiras: torneios qualificatórios (com duas vagas para Europa, uma para América, uma para África e outra para Ásia-Oceania), os três com o melhor ranking da FIE (Federação Internacional de Esgrima) e os dois com o melhor ranking por zona.

É por esta terceira via que Agresta, número 39 do mundo, pretende ir à China. O técnico do atleta, Régis Trois, aguarda a classificação dos Estados Unidos como a equipe das Américas. Isso tiraria cinco atletas do caminho de seu pupilo - os sétimo, 19º, 23º, 26º e 28º colocados do ranking mundial.

Hoje, apenas dois esgrimistas estariam à frente do brasileiro. Justamente Beaudry, o número 36, e o venezuelano Carlos Bravo, 38º, que foi derrotado pelo brasileiro nas oitavas-de-final no Rio. Para deixá-los para trás na lista da FIE, Agresta conta com uma boa participação no Pan-americano de esgrima, no final de agosto, no Canadá.

Hoje, o canadense tem apenas quatro pontos a mais (60 a 56), enquanto Bravo tem a mesma quantia. "O campeonato dá bons pontos para o ranking, e é um bom momento para melhorar o ranking dele", afirmou Trois. Agresta continuará no Brasil em treinamento para o evento.