UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 17h43

"Agitado", Agresta perde na semi e termina com o bronze

Giancarlo Giampietro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro*

O brasileiro Renzo Agresta, 22, saiu derrotado, nesta quarta-feira, do duelo com o canadense Philippe Beaudry pela semifinal e ficou fora da briga pelo ouro no torneio masculino de sabre dos Jogos Pan-Americanos 2007.

Giancarlo Giampietro
Agresta terminou com o bronze depois de perder nas semifinais para norte-americano
PÁGINA ESPECIAL DE ESGRIMA
CARDOSO É ELIMINADO
VEJA FOTOS DOS DUELOS
Beaudry, que depois triunfou na decisão, derrotou Renzo por 15 toques a 12. Mesmo assim, Renzo ficou com a medalha de bronze - algo automático para o esgrimista que alcança essa fase da competição. O norte-americano James Williams levou a prata e outro canadense, Nicolas Mayer, ganhou o segundo bronze.

O início tenso de jogo pode ter custado ao brasileiro a chance de quebrar um jejum de 40 anos sem medallha de ouro para a esgrima nos Pan - o último a conseguir a façanha foi Arthur Cramer, em Winnipeg-1967.

Depois de empate em 1 a 1 nas duas primeiras investidas, Agresta permitiu cinco pontos seguidos do rival. "Foi um começo precipitado. Acabei perdendo alguns pontos em sequência do mesmo modo. Foi um erro meu, que ainda tenho que trabalhar", afirmou.

O técnico do esgrimista, Régis Trois, concordou com a avaliação. "O início não foi o melhor, ele estava agitado demais. E isso não é bom no sabre", disse.

O brasileiro reagiu no embate após o intervalo do oitavo ponto. Conseguiu se acalmar e se aproximou de Beaudry com desvantagem de apenas 12 a 11. No ponto seguinte, porém, foi penalizado com uma falta.

O técnico e o esgrimista não saíram da pista completamente satisfeitos com a arbitragem. "Ainda estou um pouco de cabeça quente", disse Agresta. "Identifiquei do meu posto que duas ou três ações poderiam ser revistas", afirmou Trois. "Mas não podemos levar para esse lado. Se o Renzo tivesse café no bule, teria vencido por 15 a 1, ou qualquer coisa assim."

Agresta chegou à semifinal com seis vitórias e duas derrotas. O canadense, 36 no ranking mundial, sustentava campanha de vitórias e um revés.

Na outra semifinal o norte-americano James Williams teve pela frente outro representante do Canadá, Nicolas Mayer. Ao final do confronto, Willians se saiu melhor, venceu por 15 a 9 e garantiu a vaga na final, contra Beaudry. Na final, Beaudry bateu Williams por 15 a 7.

Atualizada às 18h24