UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 14h36

Renzo Agresta vence e está nas quartas do sabre masculino

Giancarlo Giampietro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

O esgrimista brasileiro Renzo Agresta conseguiu superar o adversário venezuelano Carlos Bravo nas oitavas-de-final do sabre masculino por 15 a 9 e agora está entre os oito melhores atletas que lutam pela medalha.

Giancarlo Giampietro
Agresta (e.), na prova que o classificou para as quartas-de-final do sabre masculino
PÁGINA ESPECIAL DE ESGRIMA
CARDOSO É ELIMINADO
O próximo adversário do paulista é o norte-americano Benjamin Igoe. Ele venceu nas oitavas o cubano Yunio Naranjo, o atleta que tinha eliminado o outro brasileiro na disputa, Marcos Cardoso, por 15 toques a 10.

O confronto com Bravo era esperado pela comissão técnica para uma fase posterior, e a expectativa era a de um duelo equilibrado. Mas Renzo ao menos tinha um ponto a favor. Na primeira fase os dois atletas já tinham se enfrentado e o brasileiro se saiu melhor com o placar de 5 a 1.

O brasileiro teve o domínio do embate desde o início. Sempre esteve à frente. No início do segundo tempo, ele chegou a abrir 11 a 4. O venezuelano, porém, iniciou uma reação e ficou com apenas quatro pontos de desvantagem (12 a 8).

O jogo se tornou tenso a partir deste ponto, com marcações dos árbitros contestadas pelos dois esgrimistas. Mas o atleta paulista conseguiu controlar seus nervos e triunfou.

Agresta é o único representante da esgrima brasileira que mora fora do país. Há dois anos, ele se mudou para a Itália com o objetivo de treinar e melhorar sua qualidade. Atualmente o esgrimista ocupa o 39º lugar no ranking mundial. Já Bravo é o 38º, mas tem a mesma pontuação de Renzo.

Em 2003, competiu pela primeira vez no Pan. Porém, seu desempenho não foi como esperava: caiu nas oitavas-de-final depois de perder para o argentino Diego Drajer por 15 toques a 12.

Eliminado
O esgrimista brasileiro Marcos Cardoso não consegui se classificar para as oitavas-de-final. Marcos se classificou em 15º na primeira etapa e teve que disputar mais um confronto para garantir a vaga. O adversário foi o cubano Yunio Naranjo, que o derrotou por 15 a 10.

Ao final da prova Cardoso avaliou seu desempenho: "Eu poderia ter ido bem melhor. Tive bons momentos hoje, mas oscilei bastante, não fiz tudo o que deveria tecnicamente para ter avançado".