UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

18/07/2007 - 13h33

Brasil cai diante dos EUA e é eliminado na 1ª fase do beisebol

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil se despediu da disputa do beisebol nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro com a derrota desta quarta-feira para os Estados Unidos por 7 a 5. Foi o segundo revés em três jogos da equipe nacional na primeira fase, em desempenho que não foi suficiente para uma classificação às semifinais.

SEMIFINAIS DEFINIDAS
AFP
México avançou com vitória sobre
a Venezuela nesta quarta-feira
ESTADOS UNIDOS x MÉXICO
CUBA x NICARÁGUA
CONFIRA A TABELA COMPLETA
Eliminada com duas derrotas, a equipe do técnico Mitsuyoshi Sato vinha de vitória sobre a Nicarágua (1 a 0) na estréia e derrota para a República Dominicana (2 a 14) na segunda rodada. Os EUA, por sua vez, conseguiram sua terceira vitória consecutiva.

No outro jogo da chave, a Nicarágua conseguiu sua primeira vitória nos Jogos Pan-Americanos, com o placar de 2 a 0 sobre a República Dominicana. Com o triunfo, os nicaragüenses asseguraram a classificação no segundo lugar do grupo A, através da vantagem no desempate em relação a brasileiros e dominicanos.

Precisando da vitória, o Brasil saiu em vantagem na primeira entrada, quando Rafael Motooka conseguiu uma rebatida válida, e Ronaldo Ono anotou a corrida. No entanto, os norte-americanos empataram o confronto na entrada seguinte, com rebatida bem-sucedida de Mercer.

O Brasil voltou a passar à frente no placar na quinta entrada, com corrida de Marcelo Okuyama após rebatida válida de Ronaldo Ono. Porém, mais uma vez os Estados Unidos consgeuiram a igualdade na parcial seguinte.

A sétima entrada foi desastrosa para o Brasil, que viu os adversários abrirem vantagem confortável no placar. Com Yamada e Ojima no arremesso, a equipe nacional permitiu cinco corridas dos norte-americanos, que abriram 7 a 2 no marcador.

A seleção esboçou a recuperação na entrada seguinte, quando Takahashi rebateu bola rasteira na direção do 2ª base e ainda contou com um erro da defesa rival. Na jogada, Motooka e Anderson Gomes, que ocupavam bases, conseguiram corrida a corrida dupla e diminuíram a vantagem norte-americana para 7 a 4.

Na entrada final, o time brasileiro aproveitou seguidos erros defensivos dos EUA para ocupar todas as bases em duas oportunidades. No entanto, conseguiu anotar apenas uma corrida e viu o time adversário sacramentar a vitória.

"Analiso que jogar em casa foi muito bom, com torcida lotando o estádio e sempre nos incentivando. Fora, nós sempre temos 30, 40 mil pessoas contra, e dessa vez nossa toricida gritou alto. Infelizmente o resultado não foi bom, mas não faltou vontade", afirmou Ronaldo Ono após a derrota desta quarta.

Antes da rodada desta quarta, os jogadores que disputam o torneio de beisebol no Rio de Janeiro respeitaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente da última terça com uma aeronave da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.