UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 09h32

Campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel estréiam com vitória

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Não deu nem graça. Os brasileiros Ricardo e Emanuel nem precisaram jogar tudo o que sabem para vencer na estréia dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na manhã desta terça-feira, na Arena de Copacabana, eles venceram os colombianos Rafael Cabrales e Diego Naranjo por 2 sets a 0, com parciais de 21-6 e 21-14, na abertura do torneio masculino de vôlei de praia.

Flávio Florido/UOL
Ricardo (f) e Emanuel nem precisaram jogar tudo o que sabem para vencer na estréia.
Reuters
Na Arena de Copacabana, a dupla do Brasil venceu por 2 sets a 0 os colombianos
PERFIL DE EMANUEL
PERFIL DE RICARDO
Ricardo e Emanuel foram os primeiros campeões olímpicos do Brasil em Atenas-2004 a estrearem neste Pan. O próximo da lista é o velejador Robert Scheidt, campeão na classe Laser, que estréia no dia 22. No dia seguinte é a vez da seleção masculina de vôlei. Por último, no dia 26, o cavaleiro Rodrigo Pessoa inicia a sua disputa no Pan.

Favoritos à medalha de ouro, Ricardo e Emanuel não deram a menor chance à inexperiente dupla colombiana, mesmo tendo desembarcado no Rio de Janeiro pouco mais de 24 horas antes da estréia.

"Foi um jogo tranqüilo, no qual conseguimos impor o nosso ritmo. Os adversários não criaram uma dificuldade maior. Espero que todas as duplas que não conhecemos sejam surpresas que nem esta", disse Ricardo.

No primeiro set, em pouco tempo os brasileiros já haviam aberto dez pontos de vantagem (12-2), aproveitando o mau posicionamento dos rivais no fundo de quadra.

O nível técnico da dupla da Colômbia era tão baixo que a pequena torcida que foi à Arena, compadecida, chegou a aplaudir os vizinhos sul-americanos em algumas jogadas. Mesmo assim, Ricardo e Emanuel continuaram soberanos, e fecharam a parcial em 21-6 após um erro de ataque colombiano.

No segundo set, Uribe e Barbosa equilibraram o jogo até o terceiro ponto. Mas o bloqueio de Ricardo começou a aparecer, assim como os erros colombianos. E os campeões olímpicos dispararam no placar até fecharem o jogo com uma largadinha de Emanuel.

"A expectativa que eu estava de jogar o Pan era muito grande. Estava muito ansioso em entender este sentimento. Gostei muito das pessoas que vieram assistir ao jogo. Eu olhava para a arquibancada e via a energia positiva da torcida", falou Emanuel.

Também pelo grupo A, Marcelo Araya e Jonathan Guevara, de Costa Rica, venceram por 2 sets a 1 os argentinos Fabio Perez e Pablo Miguel Suarez, com parciais de 13-21, 21-19, 15-11.

Na próxima rodada, nesta quarta-feira, Ricardo e Emanuel vão enfrentar os argentinos Pablo Suarez e Fabio Perez. Na quinta, os brasileiros encerram a participação na primeira fase diante dos costarriquenhos Jonathan Guevara e Marcelo Araya

Depois dos Jogos Pan-Americanos, Emanuel e Ricardo voltam para a Europa, onde, a partir da terça-feira, dia 24, disputam o Campeonato Mundial de Gstaad (Suíça), espécie de 'Copa do Mundo de vôlei de praia', válido pelo Circuito Mundial 2007.