UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 20h07

Bicampeão no Rio 2007, americano é amador e vive como bartender

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Se um dia você for a um bar em Colorado Springs, nos Estados Unidos, prepare-se: do outro lado do balcão você pode encontrar um barman perigoso. Careca, com olhar de mau, Jason Turner foi o grande destaque das provas de tiro até agora no Pan-Americano do Rio de Janeiro.

EFE
Entre Júlio Almeida (dir.) e Thomas Rose,
o bartender Jason Turner ficou com ouro
COM EMOÇÃO, BRASILEIRO É PRATA
SAUDADE FAZ MAJOR CHORAR
VEJA AS IMAGENS DO TIRO
JANICE É 5º NA FOSSA OLÍMPICA
Mesmo sendo o dono de dois ouros pan-americanos no Rio 2007 e um em Santo Domingo-2003, Turner não se dedica integralmente ao esporte. Amador, para seguir atirando precisa de seu emprego como bartender, para pagar equipamentos, munição e viagens, por exemplo.

"Eu não tenho patrocínio e não recebo apoio algum Só tenho ajuda com o local de treinos, que não tenho de pagar para usar. Mas tenho que trabalhar como bartender para poder atirar", diz o atleta de 32 anos.

Na segunda-feira, ele venceu a prova de pistola livre 50 metros com folga e ainda reclamou que perdeu concentração no meio da fase classificatória. Na terça-feira, teve mais dificuldades para vencer o brasileiro Júlio de Almeida na pistola de ar 10 metros.

De poucas palavras, Turner considerou a competição no Rio de Janeiro "normal", mas elogiou o Centro Nacional de Tiro, recém inaugurado. "Nos EUA, só temos uma instalação como essa na Geórgia. As condições aqui são boas".

Turner é descrito como "um dos melhores atiradores do país e favorito à vaga nas provas de pistola do time americano para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008" pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos.