UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 14h33

Em decisão emocionante, brasileiro é prata na pistola de ar

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Júlio Almeida quase conquistou o ouro na pistola de ar de 10 m, nesta terça-feira, em Deodoro. O norte-americano Jason Turner, atual campeão pan-americano da prova, porém, não permitiu.

EFE
Júlio Almeida, na competição que lhe valeu a medalha de prata no Pan 2007
Stênio Yamamoto já conseguiu uma medalha de prata em uma etapa da Copa do Mundo. Participou dos Jogos Pan-Americanos de 2003 enquanto seu companheiro Júlio Almeida tinha competido em 1995. Com um prospecto muito mais animador, Stênio participou de duas provas, mas não conseguiu se classificar para nenhuma final. Na pistola livre terminou em oitavo, com 629,1 pontos. Na pistola de ar, a mesma em que Júlio conquistou a prata, terminou em décimo.
YAMAMOTO DECEPCIONA
PERFIL DE JÚLIO ALMEIDA
Em uma decisão emocionante, em que a liderança mudava a cada tiro, Turner, que já tinha sido campeão da pistola livre 50 m na segunda-feira, venceu com 99 pontos. Júlio terminou em segundo lugar com 96,9 pontos e garantiu sua participação nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Em terceiro lugar, o norte-americano Thomas Rose ficou com 96,2.

Com as arquibancadas lotadas, algo raro em Deodoro, Júlio deu o terceiro melhor tiro da primeira rodada, começando bem a final e marcando 9,7 pontos. Na segunda, ele repetiu o desempenho, mas seus adversários foram melhores. O brasileiro fez 9,6 e os norte-americanos Turner, 10,3, e Rose, 10,6.

O quarto tiro, porém, complicou Júlio. Turner assumiu a liderança marcando 10,7, contra 9,4 do brasileiro. Na oitava série, Júlio animou a torcida, com um 10,0, mas logo na seqüência, Turner acertou em cheio, marcando 10,6 e garantindo o título.

"A pressão emocional na final é muito grande, mas eu cheguei confiante. Não fiz uma boa final, mas minha classificação foi muito boa. Mas na final a gente nunca sabe. Ainda mais porque cheguei empatado com o Turner", disse o brasileiro.