UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 11h36

Leonardo Santos garante segunda medalha do dia no taekwondo

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O taekwondo brasileiro vai deixar o Pan-Americano do Rio de Janeiro com quatro medalhas. No final da manhã desta terça-feira, o goiano Leonardo Santos garantiu vaga nas semifinais da categoria acima de 80 kg e garantiu mais um pódio para o Brasil na modalidade.

"Esse é um trabalho só, o meu trabalho, o do Márcio, o do Diogo, o da Natália, mas também do Isidoro, da Valdirene, da Érica, da Déboro", disse o lutador. Antes dele, Márcio Wenceslau foi prata até 58 kg e Diogo Silva foi campeão até 68 kg. Pouco antes de Leonardo se classificar para as finais, Natália Falavigna já tinha conquistado sua vaga nas semifinais.

Para chegar à medalha, Leonardo venceu o porto-riquenho Roman Angel. No primeiro assalto, a luta terminou empatada em 1 a 1. O brasileiro fez 2 a 1 no segundo e abriu 3 a 1 no terceiro duas vezes. Na primeira, foi punido, mas fechou a luta com dois pontos de vantagem.

Ao ser anunciado vencedor, o goiano se ajoelhou e agradeceu. Ao contrário de Natália, que saiu muito contrariada pela postura da canadense Lauren Cahoon em sua luta, Leonardo saiu comemorando, acenando para os torcedores e sorrindo muito.

"Eu não estou tranqüilo só porque já garanti a prata, não. Eu vim aqui para o ouro e é isso que eu quero conseguir", disse, confiante. "Essa participação é muito importante para o esporte aqui e espero que, agora, nós tenhamos ainda mais incentivo para as Olimpíadas, que é o meu objetivo".

Seu rival na final será o norte-americano Anthony Graf, que venceu o costa-riqeunho Kristopher Moitland na outra luta das quartas-de-final. O combate que vale vaga na decisão está marcado para 15h45. Na outra semi, se enfrentam o argentino Martin Sio e o cubano Geraldo Ortiz.