UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 11h11

Natália Falavigna garante medalha com apenas uma luta

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Natália Falavigna já garantiu mais uma medalha para o Brasil no Pan-Americano do Rio no Taekwondo. Beneficiada pelo sorteio e pelo pouco número de inscritos na categoria acima de 67 kg, a paranaense entrou direto nas quartas-de-final e, após bater a canadense Lauren Cahoon, garantiu vaga nas semifinais.

O taekwondo brasileiro vai deixar o Pan-Americano do Rio de Janeiro com quatro medalhas. No final da manhã desta terça-feira, o goiano Leonardo Santos garantiu vaga nas semifinais da categoria acima de 80 kg e garantiu mais um pódio para o Brasil na modalidade.

"Esse é um trabalho só, o meu trabalho, o do Márcio, o do Diogo, o da Natália, mas também do Isidoro, da Valdirene, da Érica, da Déboro", disse o lutador. Antes dele, Márcio Wenceslau foi prata até 58 kg e Diogo Silva foi campeão até 68 kg. Pouco antes de Leonardo se classificar para as finais, Natália Falavigna já tinha conquistado sua vaga nas semifinais.Leia mais
LEONARDO SANTOS VAI À SEMI E GARANTE MEDALHA
TAEKWONDO NO PAN
PERFIL DE NATÁLIA FALAVIGNA
PERFIL DE LEONARDO SANTOS
Assim que a campeã mundial de 2005 entrou na arena montada no Pavilhão 4A do Riocentro, os torcedores começaram a gritar. Desde o início das lutas, o nome de Natália era ouvido nas arquibancadas.

A luta começou tensa e a brasileira saiu do tatame reclamando muito da adversária. Natália saiu com a perna esquerda machucada e dizendo que "foi uma pancada". O médico que a acompanhava disse que ela precisava ir rapidamente para tratamento. Sua próxima luta está marcada para 15h30, contra a venezuelana Aura Paez.

Natália abriu o placar da luta no primeiro round, com um chute no peito da canadense, que já tinha vencido a dominicana Nancy Urraca nas oitavas. No segundo assalto, contra-atacando o golpe da rival, ela marcou seu segundo ponto. A torcida, porém, continuava gritando "mais um", incentivando a brasileira.

Tentando reverter a vantagem, Cahoon foi para o ataque e acabou dando uma joelhada na coxa de Natália, que caiu em seguida. A canadense seguiu mirando a perna esquerda da brasileira, que caiu mais uma algumas vezes no terceiro assalto e reclamou bastante da adversária.

A grande rival de Natália, a atual campeã mundial Rosário Espinoza, teve bastante trabalho para conquistar vaga nas finais. Ela precisou do desempate para vencer a canadense Dasha Peregoudova. Espinoza chegou sangrar e foi atendida no meio da luta.