UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 19h31

Brasil perde para os EUA e tem jogo decisivo contra Cuba no pólo

Da Redação
Em São Paulo

O resultado da partida entre Estados Unidos e Brasil no torneio feminino de pólo aquático foi o previsto. As brasileiras perderam por 10 a 3 para as atuais campeãs mundiais e terão, nesta quarta-feira, um jogo decisivo com Cuba. No entanto, as brasileiras saem com vantagem no duelo.

Reuters
Camila Pedrosa (e) em disputa com rival dos EUA, é observada pela goleira Tess
TABELA DO TORNEIO FEMININO
PERFIL DAS ATLETAS BRASILEIRAS
FOTOS DA RODADA DESTA TERÇA
Até aqui, o Brasil está em terceiro lugar na tabela, com quatro pontos conquistados em duas vitórias, sobre a Venezuela (20 a 4) e Porto Rico, este, um confronto difícil, decidido apenas nos momentos finais, com uma virada das brasileiras (7 a 6). Na estréia, o time nacional foi derrotado pelo Canadá (5 a 2).

As cubanas estrearam também com vitóriam, por apenas um gol de vantagem sobre as porto-riquenhas (13 a 12) e perderam na seqüência para as norte-americanas (14 a 6). Depois, fizeram um segundo jogo também equilibrado com a Venezuela e acabaram perdendo por 8 a 9. Nesta terça, conseguiram empatar com as poderosas canadenses, por 7 a 7, e somam três pontos, em quarto lugar na classificação.

Uma vitória sobre Cuba será determinante para o time do Brasil, que pretende ficar em terceiro lugar na classificação para fazer a semifinal com o Canadá. Caso contrário, o adversário será os Estados Unidos, diante do qual as chances de vitória são mínimas.

Contra o Canadá, apesar da derrota na estréia, as brasileiras confiam em um resultado positivo. O técnico Roberto Chiappini acredita que as jogadoras estão evoluindo. "Elas tiveram uma mudança de atitude em relação ao jogo anterior (contra as porto-riquenhas). Jogaram com mais disposição e organização tática e souberam se defender bem. Ainda falta poder de fogo, mas estou satisfeito com o desempenho delas diante das melhores do mundo", avaliou o treinador, em entrevista ao canal Sportv .

O Brasil abriu o placar da partida desta terça, no parque aquático Júlio Delamare e também fez 2-1. Conseguiu equilibrar a disputa no segundo quarto, que terminou em 5-2. A partir daí, contudo, as norte-americanas começaram a ampliar sua vantagem, sem chances de reação para a equipe nacional.

No Mundial de Melbourne, em março, a seleção dos EUA venceu a da Austrália na final por 6 a 5. Favoritas absolutas ao ouro no Pan do Rio, se confirmarem as expectativas, vão assegurar a classificação para as Olimpíadas de Pequim-2008.

Porto Rico, que deu trabalho para o Brasil e também para Cuba, conseguiu sua primeira vitória, na abertura da rodada desta terça, sobre a Venezuela, por 11 a 10. As duas equipes estão na lanterna da classificação, com dois pontos cada.