UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 11h56

Brasil desbanca os EUA e leva ouro no 4 x 200 m livre

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Flávio Florido/UOL
Brasileiros comemoram com a medalha a vitória inédita no revezamento 4x200m livre
VEJA O PERFIL DOS BRASILEIROS
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
ÁLBUM DE FOTOS DE NATAÇÃO
O Brasil desbancou os Estados Unidos no revezamento 4 x 200 m livre e conquistou mais uma medalha de ouro na natação dos Jogos Pan-Americanos. Com uma reação inesperada de Nicolas Oliveira na última passagem, a equipe, composta também por Thiago Pereira, Rodrigo Castro e Lucas Salatta, cravou o tempo de 7min12s27.

"Arregaçamos o recorde sul-americano", comemorou Rodrigo. "Essa torcida foi maravilhosa, dava pra sentir a vibração de dentro d´água durante a prova. Esse incentivo foi fundamental para a equipe."

O outro ouro na natação foi conquistado por Thiago Pereira na prova dos 400 m medley, também na manhã desta terça-feira, no Parque Aquático Maria Lenk, batendo o recorde pan-americano e sul-americano. Agora, o país soma três ouros, já que Diogo Silva, no taekwondo, havia sido o primeiro a subir no lugar mais alto do pódio.

Com o resultado, o revezamento 4 x 200 m livre do Brasil melhora o desempenho da última edição do Pan, quando ficou com a prata em Santo Domingo-2003. Além disso, desbanca o time norte-americano, que nunca havia perdido essa prova no Pan.

A PROVA DE THIAGO PEREIRA
Flávio Florido/UOL
Thiago Pereira exibe o 1º ouro da natação
Thiago Pereira conquistou o primeiro ouro da natação brasileira. Ele venceu a prova dos 400 m medley, com o tempo de 4min11s14, estabelecendo novos recordes sul-americano e pan-americano. A medalha de prata ficou com o norte-americano Robert Margalis, com 4min17s52, e o pódio foi completado pelo canadense Keith Beavers, com 4min19s01.
LEIA MAIS SOBRE A PROVA
De quebra, a vitória deu a Thiago Pereira, um dos principais nomes da natação brasileira na atualidade, o segundo ouro no Pan do Rio. Agora, ele ainda vai competir em mais cinco provas, com inscrição garantida nos 200 m medley, 200 m peito, 100 m costas, 200 m livre e 4x100 m medley. Também existe a possibilidade de ele competir no revezamento 4x100 m livre.

Na prova, o Brasil segurou a força dos norte-americanos durante os primeiros 100 metros, com Thiago Pereira enfrentando Ricky Berens e mantendo o duelo praticamente empatado. O segundo a cair na água foi Rodrigo Castro, que terminou meio segundo atrás de Matthew Owen.

Na terceira passagem, Lucas Salatta chegou a permitir ligeira disparada de Andy Grant, mas reagiu nos últimos 50 metros e deixou o Brasil praticamente empatado para a última parcial. Então, Nicolas Oliveira cravou o tempo de 1min46s63, superando Robert Margalis.

Os brasileiros superaram com facilidade o recorde sul-americano da prova, que era de 7min20s00. A marca anterior havia sido obtida no Mundial de Melbourne, neste ano, por uma equipe formada por Thiago Pereira, Rodrigo Castro, Nicholas Santos e Armando Negreiros.