UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 18h25

Nos saltos, Diego Hypólito conquista seu segundo ouro no Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Diego Hypólito foi o responsável por fazer o hino nacional ser executado duas vezes nesta terça-feira, na Arena Multiuso do Complexo do Autódromo. Depois de conquistar o ouro em sua especialidade, o solo, o ginasta voltou a subir ao ponto mais alto do pódio para receber mais uma medalha dourada, nos saltos.

Flávio Florido/UOL
Diego já havia conquistado o ouro no
solo no início da tarde desta terça-feira
DIEGO HYPÓLITO LEVA 1º OURO
PERFIL DE DIEGO HYPÓLITO
FOTOS DA COMPETIÇÃO MASCULINA
FOTOS DA COMPETIÇÃO FEMININA
O brasileiro foi o segundo competidor a executar os saltos. No primeiro, se desequilibrou na aterrissagem, dando um passo à frente. Mesmo assim, conseguiu uma boa nota: 16,125. No segundo salto, conseguiu compensar e melhorou seu resultado, com 16,200, chegando à média de 16,162.

Satisfeito com seu rendimento, abriu um sorriso logo após o salto e comemorou a nota, mesmo sabendo que outros seis atletas ainda iriam se apresentar. Mas, depois de cumprir bem seu trabalho, restou ao brasileiro apenas aguardar. Nenhum outro conseguiu superar seu desempenho.

"Estou muito, muito feliz, principalmente por ter entrado na história com o primeiro ouro da ginástica masculina", afirmou. "E para miim foi uma satisfação tripla, pelos meus dois ouros e o bronze da minha irmã."

Diego foi o único a ter nota acima de 16. Quem chegou mais perto dele foi o chileno Enrique Gonzalez, com 15,937, medalha de prata. O bronze foi para o porto-riquenho Luis Rivera, com 15,737.

As medalhas de ouro de Diego são as primeiras conquistadas pelo Brasil no Pan desde Havana-1991, quando Luísa Parente também subiu ao pódio duas vezes, ao vencer nos saltos e nas barras assimétricas.

No total, Diego sai do Pan com três medalhas, já que foi ainda prata por equipes. Ele tinha a expectativa de disputar também o cavalo, mas, acabou se classificando apenas para solo e saltos, mas se classificou em primeiro lugar nas duas.

No início de setembro, o ginasta terá uma nova missão a cumprir. Ele vai participar do Mundial de Stuttgart, na Alemanha, que é classificatório para as Olimpíadas de Pequim-2008.

O Brasil precisa ficar entre os 16 países melhor colocados para ter uma equipe completa nos Jogos Olímpicos. Caso contrário, apenas o melhor ginasta do país no individual geral vai para a Olimpíada.