UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 15h28

Jade supera 'trauma' e ganha ouro nos saltos; Laís é bronze

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois de deixar o pódio escapar na disputa individual geral, a ginasta Jade Barbosa, 16, se recuperou nesta terça-feira com a conquista do ouro na prova de saltos no Pan-Americano, o segundo brasileiro do dia na ginástica artística.

Dando continuidade ao desempenho que teve no aparelho no sábado e na segunda-feira, a carioca recebeu nota de 14,912, na média de seus dois saltos. Já sua compatriota Laís Souza, 18, conseguiu 14,650 e ficou com o bronze. O pódio foi completado pela norte-americana Amber Trani, prata com 14,725.

Na véspera, Jade havia ficado muito perto de um lugar entre as três melhores ginastas do Pan. Mas falhou no último aparelho - nas barras assimétricas - e ficou em quarto lugar. Depois da prova, a atleta reconheceu que seu desempenho foi afetado pela pressão de competir com ginásio cheio, em seu primeiro Pan.

Esta é a terceira medalha de ouro da ginástica feminina do país na história dos Jogos. As duas anteriores foram de Luísa Parente, em Havana-1991.

A carioca, que já tem no currículo medalha de etapas da Copa do Mundo, é uma das apostas da nova geração de ginastas do país, que vai suceder a de Daiane dos Santos e Daniele Hypólito.

Versátil, Jade ainda busca medalhas nesta terça nas provas de solo e trave. Laís, que ainda se recuperou por completo de uma lesão na perna esquerda e busca recuperar a confiança que lhe rendeu o prêmio de melhor atleta nacional em 2006 pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), também está inscrita nas barras assimétricas. As duas já ganharam a prata na competição por equipes.