UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 14h33

Diego Hypólito vence no solo e leva ouro inédito no Pan

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Soberano, Diego Hypólito conquistou nesta terça-feira o primeiro ouro da ginástica artística masculina nos Jogos Pan-Americanos. Ele venceu a prova do solo com facilidade, sem precisar usar sua principal série.

Flávio Florido/UOL
Diego Hypólito conquistou uma medalha inédita para a ginástica artística masculina
PERFIL DE DIEGO HYPÓLITO
FOTOS DA COMPETIÇÃO MASCULINA
FOTOS DA COMPETIÇÃO FEMININA
O ginasta confirmou seu favoritismo teve uma exibição segura na Arena Multiuso, marcou nota de 15,875. A prata ficou com o norte-americano Guillermo Alvarez, com 15,625, e o bronze foi para o chileno Enrique Sepulveda, com 15,550.

Hypólito, que manteve um discurso otimista durante a preparação final no Rio e foi o quarto a subir ao tablado, ainda compete nesta terça-feira na final do salto sobre o cavalo, na qual também é candidato ao ouro.

Outro brasileiro, Mosiah Rodrigues conseguiu nota de 15,000 e ficou com a quinta colocação. Ele também está inscrito no cavalo e na barra fixa.

Após a conclusão de sua série, o ginasta gesticulou mostrando confiança - e ouviu o coro de "campeão" da torcida. A partir daí, o público passou a vaiar os adversários, incentivados até mesmo pelo ex-jogador de basquete Oscar Schmidt.

Esta é a primeira medalha de ouro para a ginástica em um Pan desde as duas conquistas de Luísa Parente em Havana-1991, nos saltos e barras.

A geração de Hypólito é a que levantou a modalidade no país entre os homens. Antes de Santo Domingo-2003, os brasileiros haviam levado o bronze apenas na disputa por equipes em 1979 e 1987.

Nos Jogos da República Dominicana, porém, já foram seis pódios - três pratas e três bronzes. Na ocasião, Hypólito desistiu de competir no solo. Dois anos depois ele foi campeão mundial nesse aparelho.

Agora, no Rio, eles já somam a prata por equipes e o ouro no solo. Todas as finais dos outros cinco aparelhos terão a presença de atletas locais.