UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

17/07/2007 - 18h07

Cuba confirma favoritismo e vai à final da velocidade de 200 m

Da Redação
Em São Paulo

O cubano Julio Cesar Herrera e o norte-americano Ben Barczewski disputarão a medalha de ouro da prova masculina de velocidade dos 200 metros no ciclismo de pista. Nesta terça-feira, os dois atletas venceram suas disputas nas semifinais da prova e avançaram à decisão.

A colombiana Maria Luisa Williams Calle, campeã mundial e pan-americana, confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro na prova feminina de perseguição de 3.000 metros, no ciclismo de pista. Depois de cravar o melhor tempo na tomada classificatória (3min42s847), a atleta venceu a venezuelana Danielys Garcia na decisão, garantindo o bicampeonato (já havia vencido em Santo Domingo-03).

Não contente com seu segundo ouro, Calle ainda quebrou o recorde pan-americano ao completar a prova em 3min40s531. A marca anterior - 3min40s827 - pertencia à norte-americana Erin Mirabella e havia sido estabelecido em Winnipeg-99.
CUBANA QUEBRA RECORDE
LEIA MAIS
ROBINHO FICA EM 8º
FOTOS DO DIA NO CICLISMO
Depois de passar pelo canadense Cam Mackinnon nas quartas-de-final, Barczewski venceu as duas primeiras baterias contra o colombiano Hernan Sanchez Castillo e eliminou a necessidade de um terceiro confronto, avançando à final com o tempo final de 11s459.

O caminho de Julio César Herrera nesta terça foi mais tortuoso. No primeiro dia, ele havia sido o melhor ciclista em todas as tomadas de tempo. Entretanto, nas semifinais de hoje ele precisou de três séries para bater, de virada, o norte-americano Andy Lakatosh. Seu melhor tempo contra o atleta dos Estados Unidos, registrado na segunda série, foi de 11s589.

Castillo e Lakatosh disputarão a medalha de bronze. Os dois confrontos finais acontecem na quarta-feira no velódromo do Rio de Janeiro.

Na prova feminina, a franca favorita cubana Lizandra Guerra voltou a se destacar e garantiu vaga na final ao passar pela venezuelana Angie Gonzalez em apenas duas baterias. Seu melhor tempo no dia foi de 12s025.

A adversária de Guerra na briga pelo ouro será a colombiana Diana Garcia Orrego, que também usou apenas duas baterias para derrotar a cubana Adrianna Gerrera na outra semifinal.