UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 10h41

Juliana e Larissa superam cansaço e vencem na estréia do Pan

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O sol não apareceu. O público também não. E nem a zebra. Na manhã desta segunda-feira, na abertura do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, as brasileiras Juliana e Larissa confirmaram o favoritismo e venceram as norte-americanas Angela Akers e Brooke Niles com extrema facilidade, por 2 sets a 0, com parciais de 21-10 e 21-16.

Flávio Florido/UOL
Juliana e Larissa confirmaram favoritismo e venceram as norte-americanas por 2 sets a 0
Flávio Florido/UOL
Em um jogo fácil, as brasileiras logo mostraram porque são as favoritas ao ouro
PERFIL LARISSA
PERFIL JULIANA
VEJA FOTOS DA PARTIDA
Diante de uma dupla inexperiente, que fez o seu primeiro jogo fora de casa, as bicampeãs mundiais superaram o cansaço de uma viagem de Berlim ao Rio de Janeiro (elas chegaram na cidade neste domingo) e conseguiram a primeira vitória no grupo E da competição.

"Cansaço não existe, esquece ele. Depois a gente descansa. Hoje conseguimos colocar em quadra 70% do nosso jogo", afirmou Larissa. "Apesar do cansaço, conseguimos colocar o nosso ritmo", completou Juliana.

A decepção ficou por conta do público. Na manhã de tempo encoberto, metade dos lugares nas arquibancadas estava vazia. A torcida que compareceu à Arena de Copacabana, entretanto, incentivou as brasileiras desde o primeiro minuto de jogo.

E Juliana e Larissa logo mostraram porque são as favoritas ao ouro no Pan. O primeiro ponto do vôlei de praia nos Jogos foi marcado em um bloqueio de Juliana. Na seqüência, Larissa fez dois aces. Juliana ainda anotou outro ponto de bloqueio antes das norte-americanas colocarem a bola no chão pela primeira vez na quadra brasileira.

O domínio brasileiro seguiu na seqüência do set. Alternando ataques de força na paralela e jogadas de talento, as brasileiras abriram grande vantagem. Larissa fechou a parcial em 21 a 10 com uma bola que encobriu a dupla norte-americana e foi morrer no fundo da quadra.

No segundo set, o passeio prosseguiu. Os Estados Unidos marcaram o primeiro ponto, em um ace de Niles, mas não seguraram o ímpeto da dupla brasileira. Defendendo bem e aproveitando todos os contra-ataques, Juliana e Larissa abriram sete pontos de vantagem (9-2).

As brasileiras então diminuíram o ritmo. Mesmo assim, em nenhum momento foram incomodadas até fechar o set em 21 a 16, com um ataque de Larissa.

"Estou cansanda, mas em todo lugar que a gente chega as pessoas nos acolhem muito bem. Agora vou para o hotel, onde tem um arroz e feijão me esperando", disse Juliana.

Se as brasileiras venceram no jogo de estréia, no segunda partida do dia no vôlei de praia, a dupla Laura Molina/Ivonne Soler, de El Salvador, venceu as costarriquenhas Ania Ruiz Negron e Yamileska Yantin, por 2 sets a 1.

O regulamento do Pan prevê uma primeira fase em grupos. Assim, na terça-feira, Juliana e Larissa vão enfrentar Lourdes Ramirez e Yamileska Yantin, de Porto Rico. Na quarta, será a vez das salvadorenhas Laura Molina e Ivonne Soler. As duas primeiras duplas colocadas no grupo se classificam para as quartas-de-final.

No masculino, Ricardo e Emanuel vão viver roteiros semelhantes. Os campeões olímpicos chegam ao país na manhã de segunda-feira, véspera da estréia contra os colombianos Rafael Uribe e Diego Barbosa. Os brasileiros ainda enfrentarão os argentinos Pablo Suarez e Fabio Perez e os costarriquenhos Jonathan Guevara e Marcelo Araya.