UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 00h26

Brasileiras elogiam saque "masculino" das dominicanas no vôlei

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Mesmo vencendo a República Dominicana, atual campeã pan-americana, por 3 sets a 0, o Brasil reconheceu a força das adversárias na primeira parcial do confronto, que teve a disputa mais equilibrada.

AFP
Maior pontuadora do jogo, Paula destacou a força do saque das rivais dominicanas
BRASIL VENCE E SE CLASSIFICA
ZÉ ROBERTO CRITICA DEFESA DO TIME
TABELA DO TORNEIO FEMININO
PERFIL DAS JOGADORAS BRASILEIRAS
A arma utilizada pelas dominicanas foi o saque, que rendeu sete pontos no primeiro set, três deles anotados por Cindy Rondon. Para as brasileiras, as rivais sacaram como homens.

"Elas vieram com um saque 'masculino'. A gente também tem que ver o mérito das adversárias", afirmou Paula Pequeno, maior pontuadora do Brasil, com 15 acertos.

A líbero Fabi também elogiou o serviço da República Dominicana. "Elas têm um saque muito forte, parece que estão com raiva de alguém para bater na bola daquele jeito. Tem saque que elas acertaram que nunca mais vão conseguir", disse.

Para o técnico José Roberto Guimarães, a tática das dominicanas era esperada. "Quando um time de nível técnico menor enfrenta o Brasil, ele tem que forçar o saque. Foi o que aconteceu hoje", disse. "Essa é uma estratégia de risco, mas elas não têm responsabilidade de ganhar o jogo. A gente é que tem de pressionar as adversaárias", completou.

O treinador avaliou positivamente o sufoco da primeira parcial, por achar que ele serviu como preparação para uma esperada final com as cubanas. "Foi ótima essa pressão que tomamos, porque vai ser a mesma coisa em uma possível final com o time de Cuba, que saca forte como elas (dominicanas) fizeram hoje. A diferença é que as cubanas têm responsabilidade de vencer", compara.

Zé Roberto espera que a equipe brasileira repita a atuação deste domingo quando encontrar as rivais cubanas. "O que a gente precisa é manter a tranqüilidade que tivemos no final do jogo de hoje", conclui.