UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 12h34

Brasileiros vão mal na final e americanos dominam pistola livre

Bruno Doro
Enviado especial do UOL*
No Rio de Janeiro

Os norte-americanos dominaram a final da pistola livre de 50m nesta segunda-feira, no Pan-Americano do Rio de Janeiro. O ouro ficou com Jason Turner, com 650,5 pontos, e a prata, com Daryl Szarenski, com 646,4. O bronze foi para o cubano Yulio Pelleija, com 639.

Os brasileiros Wladimir da Silveira e Stênio Yamamoto foram mal na final. Silveira, que chegou à decisão em quarto, com chances de conquistar a medalha de bronze, começou bem, mas acabou tirando duas notas abaixo de 7 e terminou em 7º lugar, com 630 pontos.

Nas etapas de classificação, o chefe da equipe brasileira de tiro esportivo, Luiz Eduardo Correa anunciou: "O Vladimir tem chances de medalha, embora seja difícil. Já o Stênio não atirou bem hoje e não tem chances de conquistar medalhas". Os brasileiros atiraram mal na primeira fase, mas, mesmo assim conseguiram se classificar para as finais.
DERROTA ANUNCIADA
Stênio Yamamoto, primeiro brasileiro classificado para as Olimpíadas de Pequim na modalidade, foi mal na fase de classificação e terminou em oitavo, com 629,1. "A classificação foi muito ruim, acabou com as minhas chances. É decepcionante porque eu queria muito trazer essa medalha", lamentou o dentista paulista.

Competindo com a família no estande, Silveira admitiu que a pressão pesou. "Foi uma briga interna louca. Final é bem difícil, porque requer mais um lado psicológico. Fiquei decepcionado, mas estamos suscetíveis a isso".

O que deixou os brasileiros ainda mais decepcionados foi o nível técnico da disputa, que não foi dos mais altos. "Eu terminei em quarto lugar na classificação, mas não fiquei contente com o meu desempenho, que ficou aquém do que estava fazendo normalmente", disse Silveira.

Até mesmo o campeão, o norte-americano Jason Turner, reclamou. "O potencial para atirar bem estava lá, para todos os competidores, mas ninguém conseguiu. Eu mesmo, no meio da competição fiquei nervoso, perdi o foco, mas consegui me recuperar. Mas o tiro é assim. Em alguns dias, nós não conseguimos ir bem, só isso".

Canadense vai para Pequim

A canadense Avianna Chao conquistou a vaga nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, na prova de pistola de ar 10m. Segunda na fase de classificação, ela atirou bem na final e terminou com 468,9 pontos.

A segunda colocação ficou com Luisa Mada, de El Salvador, com 467,9. O bronze foi para Kirenia Trujillo, de Cuba, com 467,5. Líder da fase de classificação, a canadense Dorothy Ludwig, caiu para o quarto lugar, com 467,3.

As brasileiras, que ficaram fora da final, fecharam a competição em 11º lugar, com Cecília Frej (367 pontos), e 15º, com Renata Castro (365).

Atualizado às 14h45