UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 20h18

Em prova com recordes, Kaio Márcio avança nos 100 m borboleta

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Kaio Márcio foi o melhor brasileiro nas eliminatórias dos 100 m borboleta e passou sem dificuldade para as semifinais. Ele venceu a segunda bateria do dia, com o tempo de 53s05, seguido pelo canadense Adam Sioui, também qualificado.

"Me senti muito bem, espero poder superar minha marca na final", disse Kaio, que tem 51s99 como melhor marca. Campeão mundial do 100m borboleta no Mundial de piscina curta em 2006, o paraibano também fez como a maioria dos atletas, e nadou em ritmo mais controlado para evitar fadigas.

"Segurei um pouco porque é eliminatória, mas acho que fui bem", analisou o nadador.

O outro brasileiro da prova foi Gabriel Mangabeira. Ele, que também assegurou presença na próxima fase, ficou em segundo lugar na primeira bateria, com o tempo de 53s21.

O vencedor dessa bateria foi o norte-americano Ricky Berens, que bateu o recorde pan-americano com o tempo de 53s01. Também qualificado nessa prova foi o norte-americano Pat O'Neil, com 53s40.

O recorde de Berens, no entanto, durou apenas duas baterias. Logo depois, o venezuelano Octavio Alesi superou o melhor tempo dos Jogos, cravando 52s54.

Em segundo lugar na terceira bateria, chegou o mexicano José Veloz Dávila, seguido pelo canadense Joe Bartoch, com 53s94, também com vaga assegurada nas semifinais.