UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 20h01

Thiago Pereira avança à final dos 400 m medley com melhor tempo

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Thiago Pereira fez o melhor tempo nas eliminatórias dos 400 m medley. Favorito a um lugar no pódio, o nadador venceu a terceira bateria com larga vantagem, com o tempo de 4min18s93.

Flávio Florido/UOL
Thiago Pereira foi o mais rápido nas eliminatórias dos 400 m medley
PÁGINA DA NATAÇÃO NO PAN
PERFIL DOS NADADORES DO BRASIL
ÁLBUM DE FOTOS DA MODALIDADE
Em segundo lugar na bateria ficou o canadense Keith Beavers, com 4min19s68, seguido pelo norte-americano Andrew Callahan, com 4min23s84.

Na segunda bateria, esteve o nadador que mais se aproximou de Pereira. O norte-americano Robert Margalis foi o vencedor, com 4min19s56, seguido por Bradley Ally, de Barbados, com 4min23s04.

"Me senti muito bem, e já tinha combinado com meu técnico de dar força, mas não até o limite, e dosar o esforço para não sobrecarregar nada nas eliminatórias", comentou o nadador, que foi o mais ovacionado pela torcida, mas, concentrado, não ouviu os gritos.

"O que eles gritaram? Não ouvi", lamentou o nadador após a prova, e negou uma maior pressão pelo grande número de provas que disputará no Pan. "Não existe pressão nenhuma. O objetivo é fazer o meu melhor, independente de medalha. É claro que espero que isso venha como conseqüência, mas não é o meu pensamento."

Seu treinador, Fernando Vanzella, explicou a estratégia de Pereira, que nadou forte nos 50m iniciais, e segurou bem o ritmo na virada final. "O Thiago costuma fazer a primeira virada forte, para passar na frente, e depois dé uma segurada no fim, para poupar", contou o técnico, que também se surpreendeu com a torcida. "Os gritos foram muito fortes, e isso será um fator muito positivo para ele amanhã."

Outro brasileiro
Outro brasileiro classificado para a semifinal foi Diogo Yabe. Ele ficou com o sétimo melhor tempo do dia, com 4min25s72. Em sua bateria, ele ficou em segundo, atrás do canadense Tobias Oriwol, com 4min24s84.

Mesmo ficando bem atrás do compatriota, Yabe ficou satisfeito com seu resultado. "Estou muito feliz porque nadei bem, mesmo segurando o ritmo, para não sentir nada", disse.

Nesta terça-feira, ele espera surpreender na final dos 400 m medley, mesmo estando ao lado de Thiago Pereira. Na seletiva para o Pan, em maio, Yabe conseguiu baixar seu melhor tempo em três segundos, para fazer 4min22s46 e levar a segunda vaga.

"Eu não era favorito lá e fui bem. Agora espero novamente baixar meu tempo e conseguir um lugar no pódio", disse. Sobre ser a "sombra" de uma das estrelas da delegação, o nadador se mostra tranqüilo. "Eu não sou o primeiro nem o último a passar por isso. Tenho que me concentrar no meu desempenho e tentar correr por fora", conclui.