UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 19h54

Técnicos cortam Daiane pensando em Mundial e Pequim

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A decisão de afastar Daiane dos Santos do Pan foi tomada em uma reunião sem a participação da ginasta e foi indiretamente motivada pela preocupação da comissão técnica em não abreviar a carreira da gaúcha.

Rubens Cavallari/Folha Imagem
Daiane dos Santos auxilia Daniele Hypólito na competição individual por aparelhos
CONFIRA O PERFIL DE DAIANE
CONTUSÃO TIRA DAIANE DO PAN
SEM DAIANE, HÁ CHANCE DE PÓDIO?
VEJA FOTOS DO DIA DA GINÁSTICA
Daiane já indicou que deve se despedir do esporte após as Olimpíadas de Pequim-2008. Para tanto, porém, ela precisa estar qualificada para os Jogos. E o torneio classificatório será o Mundial de Stuttgart, em setembro.

O evento na Alemanha é o principal ponto do calendário 2007 para a seleção, e os treinadores e a supervisora técnica Eliane Martins decidiram tirá-la da final do solo desta terça-feira com medo de que a lesão no tornozelo esquerdo possa ser agravada.

"O Oleg [Ostapenko, técnico ucraniano da equipe] já havia conversado comigo no domingo, para saber como eu estava. Aí eles decidiram em uma reunião. Depois a Eliane falou para mim que estávamos perto do Mundial e que havia o perigo de piorar", disse.

Daiane afirma que seu pé ainda "está inchado, roxo e dolorido". Ela segue em tratamento fisioterápico, mas não consegue nem correr. "E fazer solo sem correr não dá. Tentamos de tudo. Mas temos o Mundial pela frente, então a decisão é para poupar também", disse.

A seleção, porém, ainda não sabe da gravidade exata da lesão. Apenas depois do Pan que a gaúcha fará exames mais detalhados para avaliar o tempo necessário para recuperação. "Vamos fazer exames mais detalhados. Pelo que vimos, foi uma entorse mais forte mesmo."

O Pan, ainda que não fosse sua prioridade na temporada, acaba de forma frustrante para Daiane. Ela ganhou a medalha de prata, sábado, na disputa por equipes. Mas não conseguiu participar das três provas individuais às quais aspirava - solo, saltos e barras assimétricas.

A ginasta sofreu uma lesão no tornozelo direito no dia 6 de abril, já durante os treinamentos no Rio. Esse problema resultou na sobrecarga em cima do tornozelo esquerdo, que ficou fragilizado e foi lesionado durante o treinamento de pódio no dia 13.

No sábado, a atleta competiu no sacrifício no aparelho de solo. Tirou a terceira melhor nota no geral, mas deixou o tablado com fortes dores. Por isso, foi excluída dos saltos. O domingo e a manhã desta segunda foram de dedicação exclusiva ao tratamento.

"Nem dormi direito, fizemos de tudo. Foi gelo, piscina, tratamento profilático, tudo para poder competir. Mas o atleta tem de ter consciência do que vai fazer, saber a hora de parar", afirmou.