UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 15h28

Ainda abalado, Athos Schwantes é eliminado nas oitavas da espada

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Athos Schwantes foi eliminado nesta segunda-feira nas oitavas-de-final da disputa da espada masculina dos Jogos Pan-Americanos. Após empate por 9 a 9 no terceiro assalto, o brasileiro foi derrotado na prorrogação pelo cubano Guillermo Madrigal, por 11 a 10.

Fernanda Brambilla/UOL
Athos (e.) ao lado do irmão: "Ainda estava com a cabeça meio fora do lugar", disse
Athos disse que ainda estava um pouco abalado pelo incidente com seu irmão, o também esgrimista Ivan Schwantes. Durante um treino dos dois às vésperas da competição, Ivan sofreu uma perfuração no pulmão. A lesão, apesar de não ser grave, tirou o atleta do Pan.

"Ainda estava com a cabeça meio fora do lugar. Com tudo o que aconteceu, até que tive um bom desempenho hoje", avaliou Athos após a derrota. O esgrimista contou com a ajuda de um psicólogo, cedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), depois do ocorrido.

"Fiz consultas e isso me ajudou a me acalmar. Fiquei meio bagunçado", acrescentou Athos, que se disse muito surpreso com a torcida, que fez bstante barulho durante o confronto, e comemorou cada ponto do brasileiro, auxiliada pelo placar eletrônico.

"É legal, porque a maioria não sabe todas as regras, mas acompanhou e torceu muito. Fiquei muito surpreso, porque não esperava que todo esse pessoal curtia esgrima. Foi show de bola", brincou o atleta, que contou com gritos do irmão, Ivan, da arquibancada.

"É muito difícil ficar longe, ainda mais porque temos uma rotina juntos já", disse Ivan. "Athos foi muito bem, é como se tivesse perdido nos pênaltis, o duelo estava muito equilibrado. Ele poderia ter ido mais longe", avaliou o irmão.

Para Athos, que já tinha enfrentado Madrigal anteriormente, o cubano era favorito devido à experiência. "Ele é um atleta muito forte, e corre o circuito mundial. O ritmo de jogo é muito melhor do que o nosso", lamentou.

Athos chegou a liderar a disputa, e terminou o primeiro assalto na frente, por 4 a 3. O duelo seguiu acirrado, e o brasileiro perdeu a liderança no fim do segundo assalto, mas se manteve apenas um ponto atrás. Na etapa final, ao abaixar-se para tentar um toque no cubano, Athos descuidou e mostrou a nuca, e com isso recebeu cartão amarelo. Na prorrogação, Madrigal venceu por 11 a 10.