UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 15h36

Finais da velocidade de 200 m do ciclismo ficam sem brasileiros

Da Redação
Em São Paulo

Foram definidos nesta segunda-feira os seis primeiros finalistas da prova masculina de velocidade de 200 metros nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, pelo ciclismo de pista. Sem brasileiros, a fase contará com um colombiano, dois norte-americanos, um argentino, um venezuelano e um canadense.

O chileno Enzo Cesario garantiu nesta segunda-feira a medalha de ouro na primeira prova de pista do ciclismo nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a perseguição individual de 4.000 metros. Após cravar o melhor tempo nas eliminatórias (4min36s996), o ciclista repetiu o bom desempenho na disputa pelo primeiro lugar, quando registrou a marca de 4min37s089.

Na final, Cesario despachou o venezuelano Gil Thomas, que se saiu bem com 4min38s468, mas não foi páreo para o chileno.
CHILENO LEVA OURO
LEIA MAIS
Melhor na tomada de tempo qualificatória (10s772), Julio Cesar Herrera, de Cuba, venceu sua bateria contra o colombiano Leonardo Narvaez Romero com 11s454 e avançou no torneio.

Nos outros confrontos de mata-mata, o colombiano Hernand Sanchez Castillo (12s306) despachou o jamaicano Ricardo Lynch, o norte-americano Andy Lakatosh (11s254) passou pelo cubano Yusnier Alvarez, o venezuelano Alexander Cornieles (11s172) superou o argentino Sergio Guatto e o canadense Can Mackinnon (11s216) bateu o argentino Leandro Botasso.

Na bateria mais polêmica do dia, o venezuelano Canelon Hersony cruzou a linha de chegada em 11s045, o tempo mais rápido da eliminatória. No entanto, ele foi desclassificado por ter ultrapassado irregularmente o norte-americano Ben Barczewski, que acabou seguindo na competição.

Os perdedores das seis baterias de mata-mata passarão por uma repescagem ainda nesta segunda-feira para definir os dois últimos finalistas.

Como já havia ocorrido na prova masculina da perseguição de 4.000 metros, nenhum brasileiro passou da primeira fase da velocidade. Marcos Alcântara, o Mancha, e Fernando Firmino, ficaram com a 13ª e a 14ª colocação, respectivamente, na tomada de tempo, mas apenas os 12 primeiros avançaram na prova. Quinto a entrar na pista do velódromo, Mancha concluiu o percurso em 11s456. Pouco antes, Firmino havia registrado 11s632.

Apesar de não passar da primeira fase, Firmino ficou satisfeito com o desempenho. "Foi bom, perto do que a gente esperava", comentou o brasileiro em entrevista ao canal Sportv. "Agora, com o velódromo aqui, a gente pode ter referências sobre outros atletas. Os ciclistas que ficaram a nossa frente rente têm bastante experiência".

Feminino

Entre as mulheres, apenas seis atletas participaram da primeira fase eliminatória, quando quatro ciclistas avançaram no Pan. O melhor tempo foi da cubana Lizandra Guerra. Favorita absoluta ao ouro no Rio de Janeiro, ela foi a única a registrar um tempo inferior a 12 segundos: 11s624. Sua compatriota Arianna Herrera foi a segunda melhor do dia com 12s322.

A colombiana Diana Garcia Orrego (12s057) e a venezuelana Angie Gonzalez (12s707) completam as quartas-de-final, que serão disputadas na terça-feira. A final acontece apenas na quarta.

Nenhuma brasileira participou desta prova.