UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 13h49

México pára Panamá e jogo empatado será retomado

Da Redação
Em São Paulo

Surpresa até aqui no beisebol dos Jogos Pan-Americanos, o Panamá perdeu a primeira no torneio de modo inapelável. Depois de vencer Cuba e Venezuela, a seleção panamenha despencou diante do México, com uma derrota pelo placar de 9 a 0 - que pode tirá-la da decisão na modalidade.

Assim o México, que acumula uma derrota contra Cuba por 8 x 1 e estava teoricamente fora da disputa por uma das vagas nas semifinais dos Jogos do Rio de Janeiro, pode ressuscitar no torneio, se superar uma das muitas polêmicas que a modalidade vem protagonizando no Pan: o empate decretado no jogo com a Venezuela.

Problemas estruturais (iluminação) na arena montada na Cidade do Rock fizeram com que as autoridades decretassem empatada a partida de estréia dos mexicanos, sábado contra Venezuela - algo que a tradição do beisebol não prevê.

Como o resultado agora pode definir classificação, aquela partida terá de ser concluída a partir do ponto em que parou, na prorrogação do confronto cujo placar apontava 2 x 2.

Essa confusão pode deixar o Panamá fora da decisão do beisebol. A seleção vinha sendo a surpresa do campeonato, com duas vitórias: 4 x 3 sobre a favorita Cuba e 4 x 2 contra a Venezuela.

Em caso de empate, avançará a equipe que menos pontos sofreu em relação ao rival na fase classificatória. O México cedeu até agora dez pontos; Panamá, 14; e Cuba, que venceu a Venezuela por 4 a 3, tem apenas oito pontos perdidos e é o único classificado para as finais até o momento.