UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 12h14

Com placar dilatado, dominicanos vencem Brasil no beisebol

Da Redação
Em São Paulo

Depois de vencer a Nicarágua por 1 a 0 em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos - menor vantagem até agora -, o Brasil sofreu nesta segunda-feira a derrota pelo placar mais expressivo na cambaleada competição de beisebol: 14 a 2 contra a República Dominicana.

Divulgação/CBBS
O segunda-base Reinaldo Sato é atingido por arremesso adversário pela segunda vez
EMPATE SERÁ RETOMADO
VEJA AS IMAGENS DO BEISEBOL
FRAGILIDADE DO BEISEBOL?
A partida, disputada no Complexo Esportivo Cidade do Rock, iniciou às 9h, uma das medidas que a organização dos Jogos teve de tomar para contornar um problema no sistema de iluminação nos campos montados exclusivamente para o beisebol do Pan.

Todas as partidas do grupo A sofreram atrasos na programação, e todas os jogos do beisebol tiveram o horário alterado para manhã - e pior, sem hora definida para o início da segunda partida de cada um dos dois campos.

No domingo à noite, mais problemas: parte do teto da arena se soltou pela segunda vez nos últimos dias devido a uma forte ventania logo depois da vitória do Brasil sobre a Nicarágua por 1 a 0, na estréia atrasada do evento - a partida deveria ter ocorrido no sábado.

Nesta segunda, contra um time mais experimentado e que tem no beisebol o esporte nacional, a seleção brasileira não resistiu à preparação feita às pressas: dos sete jogadores brasileiros que atuam no exterior, cinco só conseguiram integrar a seleção no Rio de Janeiro na tarde da última quarta-feira, a três dias da estréia (na programação).

Os últimos anfitriões do Pan contaram com um bom trabalho do lançador Martín Vargas e com 16 rebatidas válidas para dominar completamente o jogo. A vitória começou a ser construída apenas na segunda entrada, mas depois os visitantes deslancharam. Na sexta entrada, a partida estava com 9 a 0 para os dominicanos.

Na série seguinte, os brasileiros conseguiram equilibrar o jogo, marcando os primeiros pontos. Mas a República Dominicana, bastante segura, mantiveram sua superioridade, fazendo seu segundo "home run" no jogo para fechar sétima entrada por 11 a 2.

Na oitava entrada, os brasileiros não tiveram mais oportunidades de descontar. Os dominicanos ainda completaram o terceiro "home run" do jogo. Como o Brasil não poderia alcançar os rivais, a partida foi concluída antes da nona e última entrada.

A próxima partida da equipe é contra os Estados Unidos, na terça-feira, que levou um time formado por universitários ao Rio de Janeiro e venceu os dominicanos domingo por 5 a 1. A seleção precisa vencer para manter o sonho de subir ao pódio neste Pan.