UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

16/07/2007 - 12h25

Dupla garante medalha inédita para o Brasil no badminton

Da Redação
Em São Paulo

Os brasileiros Guilherme Pardo e Guilherme Kumasaka derrotaram os guatemaltecos Kevin Cordon e Rodolfo Ramirez por 2 sets a 1, com parciais de 21-7, 16-21, 21-17, e já garantiram pelo menos uma medalha de bronze para o badminton brasileiro. A premiação é inédita na história da modalidade nos Jogos Pan-Americanos.

Com pelo menos uma medalha de bronze já garantida no badminton, Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo esperam que o feito sirva para alavancar a popularidade do esporte no Brasil.

Os atletas do país competem em Jogos Pan-Americanos desde 1995, em Mar del Plata ( Argentina), quando a modalidade estreou no evento, três anos depois de debutar nos Jogos Olímpicos, em Barcelona-1992. Leia mais
MAIS POPULARIDADE
PERFIL DE GUILHERME PARDO
PERFIL: GUILHERME KUMASAKA
BADMINTON NO PAN
Os dois xarás vão disputar agora a fase de semifinal da competição. Como no badminton não há a disputa da terceira posição, eles já garantem um lugar no pódio.

Vistos como meros coadjuvantes no início da disputa pela falta de tradição no esporte, os dois jogadores já eram vistos como maior esperança de medalhas pelo chefe da de delegação brasileira, Gilberto Pupo Nogueira.

O dirigente confiava em alguns bons resultados conseguidos pela dupla contra adversário em campeonatos anteriores ao Pan-Americano.

Pardo havia sido eliminado na competição de simples no domingo, depois de uma derrota para o norte-americano Erick Go, favorito ao título, por 2 sets a 0.

Nas semifinais, os brasileiros vão enfrentar os norte-americanos Howard Bach e Bob Malaythong, que passaram por Glendon Thomas e Kerwin Pantin, por 2 sets a 0, com fáceis parciais de 21-8 e 21-6

Brasileiras eliminadas

Paula Pereira e Thayse Cruz não tiveram a mesma sorte nas quartas-de-final da competições de duplas do feminino. Elas foram eliminadas pelas peruanas Jie Ming Jin e Valéria Rivero por 2 sets a 0, com parciais de 21-18 e 21-11.

Após a derrota, Paula Pereira concentra suas atenções agora na chave individual. Ainda nesta segunda-feira, ela tem uma difícil partida contra a norte-americana Eva Lee, já pela fase de quartas-de-final.