UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 23h24

Em noite inspirada de Paula, Brasil bate dominicanas e vai às semis

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Na estréia do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a ponteira Paula Pequeno teve uma atuação irregular. Neste domingo, a jogadora se redimiu. Em noite inspirada, ajudou a seleção brasileira feminina a superar o forte saque da República Dominicana para vencer por 3 sets a 0, com parciais de 28-26, 25-16 e 25-15. O resultado classificou o Brasil para as semifinais da competição.

Silvio Ávila/Divulgação
Paula Pequeno(d) foi o destaque do ataque brasileiro no jogo que valeu a classificação
PERFIL DAS JOGADORAS DO BRASIL
TABELA DO TORNEIO FEMININO
FOTOS DO VÔLEI NESTE DOMINGO
"Ela (Paula) sentiu os erros que cometeu ontem por causa da ansiedade. Hoje ela se movimentou bastante, foi mais versátil, atacou em várias posições", disse o técnico José Roberto Guimarães.

Paula foi a maior pontuadora da partida, com 15 acertos, o mesmo número conseguido pela dominicana De la Cruz.

"É coisa de dia. Hoje talvez eu tenha acordado um pouco mais inspirada. Entrei em quadra mais concentrada, talvez mais preparada, com um friozinho na barriga. E isso faz a diferença", afirmou Paula.

A torcida novamente compareceu em bom número ao ginásio do Maracanãzinho, palco do vôlei no Pan. E ajudou o time brasileiro a se vingar da derrota para as dominicanas nos Jogos passados, em Santo Domingo. Na ocasião, representado por uma equipe juvenil, a seleção perdeu por 3 sets a 2 as semifinais. As dominicanas ficaram com o título.

Do time que enfrentou a República Dominicana em 2003, a única atleta brasileira que esteve em quadra neste domingo foi a meio-de-rede Fabiana. A jogadora, maior pontuadora do Brasil na estréia contra o Peru, teve uma atuação discreta.

Quem brilhou desde o início foi Paula. Ela marcou os dois primeiros pontos do jogo. Mas a República Dominicana marcou cinco pontos seguidos, sendo dois de saque, e mostrou que iria endurecer o confronto até o final.

O Brasil só conseguiu reassumir a liderança do marcador após o primeiro tempo técnico. Mesmo assim, em nenhum momento abriu boa vantagem sobre as adversárias.

Com um bloqueio de Walewska, a seleção chegou a fazer 23 a 20 no placar. Mas novamente o saque dominicano fez a diferença. Três aces seguidos de Rondon colocaram as caribenhas na frente.

Na hora do aperto, Paula salvou o time. Nas duas oportunidades que a República Dominicana teve para fechar o set a ponteira brasileira fez o ponto. O Brasil se livrou do sufoco e fechou a parcial em 28 a 26, após um ataque de Vargas que não passou pela rede.

No segundo set, o roteiro parecia se repetir. O Brasil fez os dois primeiros pontos e permitiu a virada da República Dominicana. Quando o jogo estava empatado em 3 a 3, Zé Roberto mexeu na posição de oposto, colocando Sheilla no lugar de Mari.

O Brasil passou a dominar mais a partida, tendo uma maior variação de jogadas ofensivas. Paula se destacou principalmente no sistema defensivo nesta parcial, enquanto no ataque Sassá e Sheilla deixaram a seleção com vantagem de 8-6 no tempo técnico.

A equipe seguiu melhor e abriu seis pontos de vantagem (16-10). Mas um momento falta de concentração fez com que a República Dominicana diminuísse a diferença para três pontos (18 a 15).

Zé Roberto então pediu tempo e deu uma bronca nas jogadoras. O puxão de orelhas deu resultado, e o Brasil voltou mais ligado para a quadra, abrindo novamente uma vantagem confortável até fechar a parcial em 25 a 16, com um ace de Fabiana.

No terceiro set, o Brasil finalmente aproveitou os erros do adversário e conseguiu abrir uma vantagem logo no começo, obrigando o técnico da República Dominicana, Beato Cruz, a pedir tempo quando o placar registrava 6 a 2.

Mas a conversa não deu resultado. O Brasil seguiu arrasador. Um ponto de bloqueio de Walewska fez a diferença chegar a seis pontos (9-3). Foi o suficiente para que o país administrasse o set até fechá-lo em 25 a 15, após um erro de De la Cruz.

"A partida teve um fator de desequilíbrio no primeiro set, que foi o saque. Depois conseguimos corrigir esse fator e melhoramos no jogo", disse a meio-de-rede Walewska.