UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 09h55

Favorito, norte-americano leva ouro no triatlo; Juraci Moreira é bronze

Fernanda Brambilla
Enviada Especial do UOL
No Rio de Janeiro

Confirmando seu favoritismo, o norte-americano Andy Potts, terceiro colocado no ranking mundial da modalidade, conquistou a medalha de ouro na prova masculina de triatlo dos Jogos Pan-Americanos, disputada neste domingo na praia de Copacabana. O brasileiro Juraci Moreira ficou com o bronze. O canadense Brent McMahon, segundo colocado, completou o pódio.

TRIATLO MASCULINO
Flávio Florido/UOL
Os 37 atletas se lançam ao mar no posto seis da praia de Copacabana
Flávio Florido/UOL
Na transição, atletas deixam o material da natação para os 40 km
Flávio Florido/UOL
No ciclismo, os atletas canadenses optaram por trablharm em equipe
CONFIRA ÁLBUM DE FOTOS
PÁGINA ESPECIAL DO TRIATLO
PERFIL DE JURACI MOREIRA
"Era a conquista que faltava na minha carreira. Já estive em duas Olimpíadas, mas esse foi o meu primeiro Pan. É uma felicidade ter essa medalha, e considero este o melhor momento da minha carreira", disse Juraci após a prova.

Ao passar pela linha de chegada, Juraci recebeu uma bandeira do Brasil e chegou a pular o muro de proteção e agradeceu ao público, que o incentivou muito durante a prova de corrida. "Esse pessoal me ajudou muito, gritavam a cada vez que eu fazia a volta, e isso me deu ainda mais força", disse o brasileiro, que criticou a falta de trabalho em equipe do trio nacional.

"Os canadenses trabalharam em conjunto e me tiraram a prata. Infelizmente, eu fui o único brasileiro na frente, não pude fazer muita coisa. Dei o máximo de mim, mas o Potts estava muito forte, e eu, no limite", disse. "Se o Virgilio e o Marquinhos (Antônio Marcos) tivessem vindo mais perto, poderia ter pego a prata. Mas infelizmente a gente ainda não tem atletas que sejam bons nas três provas", avaliou.

Na primeira etapa, 1,5 km de natação, Potts já se destacou e saiu do mar cerca de 10 segundos à frente dos outros cinco atletas.

Na natação, Juraci Moreira foi o brasileiro melhor colocado e terminou a etapa na sétima colocação. Na transição para o ciclismo, acabou ficando em 15º, junto com o segundo pelotão. Também nos 40 km do pedal, Virgílio de Castilho ocupava apenas o 20º lugar, enquanto Antônio Marcos estava em 24º.

Com a distância obtida dos outros atletas na natação, o norte-americano acabou dispensando a facilidade de pegar o vácuo, ou seja, se posicionar próximo do adversário que está à sua frente para tirar proveito da força imprimida pelo rival e não sofrer de modo acentuado a resistência do ar. Liderando a prova, Andy Potts chegou a ficar quase 30 segundos à frente do primeiro pelotão.

No segundo pelotão, cerca de 15 atletas trabalhavam em conjunto para alcançar Potts. Juraci, que estava entre eles, começou a imprimir um ritmo mais forte e chegou a saltar para terceiro lugar. Não demorou muito para que os atletas, orquestrados pelos canadenses que lideravam o conjunto, alcançassem o norte-americano que acabou sendo engolido pelo pelotão.

Mas a unidade não se manteve por muito tempo. Na quinta volta, das seis previstas, os canadenses Brent McMahon e Paul Tichelaar resolveram fazer uma escapada, ou seja, abandonar o primeiro pelotão para assumir a liderança isoladamente. Em seguida, Javier Cuevas alcançou os canadenses e foi seguido pelo mexicano Leonardo Saucedo. Este novo pelotão se distanciou cerca de 50 segundos dos outros atletas atrás.

Enquanto isso, os brasileiros Virgílio de Castilho e Antônio Marcos não conseguiram acompanhar o ritmo e acabaram ficando no último grupo de atletas.

Na transição para os 10 km da corrida, Paul Tichelaar saiu na frente, seguido pelo seu conterrâneo McMahon. Cuevas e Saucedo não conseguiram acompanhar o ritmo dos canadenses e rapidamente ficaram para trás. Quem aproveitou o final da corrida para tentar alcançar os líderes foi Andy Potts e Juraci Moreira, que iniciaram uma prova de recuperação rumo ao pódio.

Assim, faltando apenas três quilômetros, Potts aumentou o ritmo e ultrapassou Tichelaar, assumindo a segunda colocação. Juraci, que vinha acompanhando o norte-americano, continou atrás, garantindo a terceira colocação. Potts, ainda teve fôlego e se mostou muito mais forte para, em um sprint espetacular, quando faltavam cerca de 500 metros, ultrapassar o canadense e facilmente se tornar o líder, vencendo a prova com o tempo de 1h52min31s. O canadense ainda tentou um ataque, mas não conseguiu e terminou em segundo com 1h52min38s. Juraci não acompanhou Potts e ficou em terceiro, com 1h52min54s.

Ao terminar a prova o brasileiro comemorou muito o terceiro lugar, em entrevista à TV Globo: "Foi como o ouro". Ele também fez questão de lembrar seu técnico Leandro Macedo, o único brasileiro que conquistou uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. "Ele conseguiu o ouro e eu o bronze. Quero seguir os passos dele".

Em 13º lugar, muito cansado, chegou Virgílio de Castilho. A estafa era tante que o brasileiro teve que ser carregado após cruzar a meta final. Antônio Marcos terminou a prova mancando, nas últimas colocações, mas foi bastante aplaudido pela torcida.