UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 15h49

Diogo Silva bate dominicano e tenta primeiro ouro para o Brasil

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Diogo Silva manteve vivo o sonho do primeiro ouro brasileiro no Pan-Americano do Rio de Janeiro sair no taekwondo. Ele classificou-se para a final da categoria até 68 kg.

Em sua primeira luta na tarde deste domingo, ele despachou o dominicano Yacomo García. Com a vitória, registrando o placar de 3 a 0, Diogo já supera o resultado que obteve em Santo Domingo-2003, quando perdeu nas semifinais e ficou com a medalha de bronze.

Na disputa contra o dominicano, responsável pela eliminação do atual campeão mundial, o cubano Gessles Viera, Diogo foi cauteloso. No primeiro assalto, nem ele, nem García, atacaram muito.

No segundo assalto, inclusive, o dominicano acabou punido, dando vantagem de um ponto ao brasileiro. No terceiro assalto, o brasileiro apenas administrou o resultado. Em um ataque de García, Diogo conseguiu contra-atacar e, apesar de ter levado um ponto (o dominicano tinha um ponto negativo no momento), conseguiu acertar dois golpes para fechar a luta em 3 a 0.

Diogo assegurou a segunda medalha do taekowndo no Rio 2007. No sábado, Márcio Wenceslau já havia ficado com a prata na categoria até 58 kg, em decisão dos juízes após empate.