UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 12h02

Diogo Silva vence, vai à semi e assegura 2ª medalha no taekwondo

Da Redação
Em São Paulo

O Brasil assegurou mais uma medalha no taekwondo nos Jogos Pan-Americanos. Diogo Silva venceu seu único combate deste domingo, na categoria até 68 kg, e se classificou para a semifinal, que acontece no período da tarde.

Diogo, de 25 anos de idade, foi soberano no combate e derrotou o guatemalteco Gabriel Sagastume por 3 a 0, com toda a vantagem sendo adquirida praticamente no primeiro assalto.

Com o resultado, Diogo já tem, pelo menos, a medalha de bronze, o que repetiria o feito que conquistou nos Jogos de Santo Domingo, em 2003. Mas se vencer a próxima luta, contra o dominicano Yacomo García, irá para a disputa pelo ouro.

O brasileiro começou melhor a luta e, com 40 segundos, já estava em vantagem. Administrando o máximo que podia, ele ainda marcou seu segundo ponto com um contragolpe perfeito no lado direito de Sagastame.

E assim terminou o primeiro tempo de dois minutos. No segundo assalto, o estudo continuou de ambas as partes. E essa estratégia foi melhor para Diogo, que fez 3 a 0 a 40 segundos do fim.

No terceiro assalto, Diogo, que contou com grande apoio da torcida no Riocentro, apenas administrou sua diferença. Atleta bastante ágil, ele não permitiu a aproximação do guatemalteco e se sustentou na frente até a classificação.

Com a vitória, Diogo se junta a Márcio Wenceslau, que subiu a pódio no sábado, na categoria até 58 kg. Ele ficou com a medalha de prata ao perder para o dominicano Gabriel Mercedes em uma polêmica decisão dos juízes.