UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 10h34

Em decisão de juízes, Débora Nunes é eliminada na primeira luta

Da Redação
Em São Paulo

A brasileira Débora Nunes foi eliminada logo em sua primeira luta no taekwondo. Ela, que competia na categoria até 57 kg, perdeu para a canadense Shannon Condie na decisão dos juízes, depois de empate por 3 a 3 ao fim dos três assaltos.

Débora é a segunda brasileira eliminada logo na estréia. No sábado, Valdirene Ferreira também caiu no primeiro combate da categoria até 49 kg por 2 a 1 para a argentina Laura Lopez. No mesmo dia, Márcio Wenceslau conquistou medalha de prata na categoria até 58 kg masculina.

"Tentei o máximo dar tudo de mim, mas infelizmente não deu. Estou muito triste", disse Débora, que preferiu não entrar em conflito com a decisão dos juízes. "Eles são superiores e são eles que decidem", complementou a atleta, que chegou a ter um ponto de vantagem no último assalto.

O primeiro assalto terminou empatado. A canadense começou melhor e, com um golpe na altura do quadril nos primeiros 30 segundos, saiu na frente.

O empate de Débora saiu no fim. Ela já esperava o fim do tempo, mas se aproveita de uma brecha da canadense para encaixar um contra-ataque.

No segundo round, o equilíbrio foi maior ainda, com muito estudo de ambas as partes e pouca agressividade. Nos 40 segundos finais, porém, as atletas foram para o ataque.

Primeiramente, a brasileira se esquivou de um chute no rosto e, no contra-ataque, derrubou a adversária, mas sem valer ponto. Logo depois, Condie marcou seu segundo ponto com um chute certeiro.

No fim novamente, Débora se recuperou e, com um chute na barriga, empatou o confronto.

A brasileira voltou melhor para o terceiro assalto e virou o placar, mas não sustentou a vantagem e permitiu um contra--ataque de Condie para empatar o duelo e levar a decisão para o round de desempate.

Na decisão do ponto extra, as duas atletas partiram pouco para o ataque. Sem iniciativa, chegaram até a levar advertência da árbitra e viram a disputa ir para os jurados, que deram a vitória à canadense.