UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

15/07/2007 - 15h33

Brasil protesta, mas é eliminado do florete feminino no Pan

Da Redação
Em São Paulo

EFE
Taís Rochel (d.) em combate com a cubana Compañi. A brasileira perdeu por 14 a 13
PÁGINA ESPECIAL DE ESGRIMA
As duas brasileiras do florete feminino, Taís Rochel e Silvia Rothfeld, passaram para as oitavas-de-final, mas as duas também foram eliminadas nesta fase. Entre as derrotas, a de Taís para a cubana Misleydis Compañi foi bastante polêmica e terminou com a acusação do chefe de equipe brasileiro, Giocondo Cabral, de que o juiz teria roubado.

"Fomos roubados dentro de casa. No último minuto estava 13 a 13, o juiz argentino ficou em dúvida para quem dar o ponto e deu para a cubana porque ela é campeã de sei lá o quê", reclamou Cabral. Ele também afirmou que gravou a disputa, mas que não poderá recorrer da decisão do árbitro.

Cabral afirmou que a cubana chegou a dar uma joelhada em Taís, o que resultaria na expulsão imediata da atleta, "mas o juiz não teve coragem para dar o cartão". A partida terminou em 14 a 13 para a cubana, que seguiu no torneio.

Taís conquistou a medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de 2006, em Buenos Aires. Antes de estrear nos Jogos Pan-Americanos a atleta contou sobre suas expectativas: "É óbvio que não vou lá para ficar em nono".

Já Sílvia, que competiu o último Pan, não tinha tantas expectativas de vitórias: "É muito difícil, mas não é impossível. Quero jogar no individual porque esse é meu último Pan, mas sei que nossa chance é nas equipes".
É ÓBVIO ?
Já Silvia Rothfeld perdeu por 15 a 9 para a canandense Élise Daoust e também está eliminada da disputa individual do Pan. Nenhuma das duas atletas conseguiu superar sua melhor colocação. Silvia havia terminado em nono lugar na edição de 1999 do Pan, em Winnipeg, enquanto Taís conquistou a mesma posição em 2003.

As duas atletas ainda têm chance de se superar, porém na disputa de equipes. Marcada para o dia 20 de julho, as duas atletas terão a companhia de Maria Júlia Herklotz, que já participou de Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003, tornando-se a atleta da equipe com mais experiência em Jogos Pan-Americanos.