UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 20h16

Triatlo terá 70 atletas em busca de medalhas e de vagas em 2008

Das agências internacionais
No Rio de Janeiro

Com um total de 70 atletas, 40 homens e 30 mulheres, o Triatlo vai abrir o domingo nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Além das sonhadas medalhas, os competidores de 19 países buscam também vagas para a Olimpíada de Pequim, em 2008.

Reuters
Mariana Ohata é a esperança de medalha para o Brasil na prova feminina de Triatlo
VEJA PÁGINA DE TRIATLO
VEJA OS BRASILEIROS DO TRIATLO
Os atletas que conquistarem o ouro nas categorias masculino e feminino conseguem lugar nos Jogos da China. As duas disputam terão 1,5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida, as distâncias oficiais do triatlo olímpico.

Às 8h, na praia de Copacabana, está programada a disputa da competição masculina. Antônio Marcos, Juraci Moreira e Virgílio de Castilho são os representantes do Brasil na prova.

Os destaques e favoritos ao ouro são o americano Andy Potts, terceiro domundo em 2006, e o canadense Paul Tichelar, ganhador da Copa Pan-americana de 2006, realizada em Brasília. Além deles, lutam pelo primeiro lugar os americanos Brian Fleichmann e Jarrod Shoemaker.

Já na prova feminina, que terá início às 10h30, as favoritas a conquista do ouro são a americana Sarah Haskins, terceira colocada do ranking mundial, a canadense Laura Groves, além da brasileira Mariana Ohata, que conquistou a etapa de Des Moines (EUA) da Copa do Mundo no último mês.

Além delas, a canadense Jill Savege, ouro em Santo Domingo-2003, e a brasileira Carla Moreno, prata em Winnipeg-99, prometem lutar pelo pódio. Pelo Brasil, a veterana Sandra Soldan compõem a equipe que tenta conquistar medalhas.

Com disputa iniciada nos Jogos Pan-Americanos de 1995, em Mar del Plata, na Argentina, o triatlo tem o domínio canadense em Pans. São sete medalhas, com duas de ouro, duas de prata e três de bronze. Os americanos estão no segundo posto em número de medalhas da modalidade em Jogos Pan-Americanos, com cinco (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze).

No últimos Jogos, na República Dominicana, o americano Hunter Kemper venceu no masculino, enquanto Jill Savege aumentou a hegemonia canadense, no feminino. Nos Jogos Olímpicos, o triatlo foi incluído como modalidade em Sydney, no ano 2000.