UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 20h20

Torneio de tiro esportivo começa com 20 medalhistas de Pan

Das agências internacionais
No Rio de Janeiro (RJ)

Com a participação de diversos 20 medalhistas pan-americanos, a metade defensora de títulos, está prevista para começar neste domingo a disputa do tiro esportivo dos Jogos Pan-Americanos 2007.

Mesmo assim, os favoritos são Estados Unidos e Cuba, os dois primeiros colocados no ranking de medalhas com 213 medalhas de ouro para os norte-americanos e apenas 28 para os cubanos. Em terceiro lugar está a Argentina com 21 ouros.

O Canadá, que está na quarta colocação, ocupava desde 1951 o segundo lugar. Porém, na edição de 2003, a conquista de apenas uma medalha de bronze acabou fazendo com que o país fosse ultrapassado. Porém a equipe canadense está animada para se recuperar. Principalmente porque Cuba não competirá com atiradores em um nível técnico elevado.

Entre os brasileiros, que ocupam a oitava colocação do ranking com apenas quatro ouros, a esperança de vitória é quase nula. Com um treinamento bastante deficiente, a declaração de Rodrigo Bastos, atirador de fossa olímpica medalha de prata em Santo Domingo-2003 sobre sua preparação foi bastante desaminadora: "Nosso planejamento foi muito ruim. Foi uma falta de organização por parte da confederação e do COB, que deveria ter assumido essa responsabilidade", desabafou Bastos. "O tiro está totalmente desorganizado e, como sempre, quem paga o pato somos nós, os atiradores", completou.

Entre os atiradores, a principal esperança é Stênio Yamamoto (atirador de pistola livre). "Temos que dar graças a Deus pelo Stênio Yamamoto pelo vice-campeonato na etapa da Copa do Mundo de Munique, porque ele vai nos salvar", afirmou Bastos.

Entre os atiradores que competirão no Complexo Esportivo de Deodoro para reafirmar a conquista de 2003, alguns se destacarão. É o caso do norte-americano Thomas Tamas, que nos Jogos de 1991, em Havana conquistou três medalhas de ouro (uma individual e duas por equipes). Outro que chamará atenção é Bruce Meredith, das Ilhas Virgens Americanas, o atleta mais velho a competir no Pan. Aos 70 anos, o veterano quer repetir o segundo lugar alcançado na edição de Mar del Plata, em 1995.