UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 17h12

Brasileira machuca joelho em comemoração e fica fora do pódio

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Antes do Pan, Aline Campeiro dizia que a medalha no levantamento de peso seria um sonho distante nos Jogos do Rio de Janeiro. Neste sábado, ela ficou muito perto do pódio. Entretanto, uma lesão no joelho acabou com as chances da atleta de conseguir uma medalha.

AFP
Aline Campeiro teve de desistir da prova após comemoração com seu treinador
PÁGINA DE LEVANTAMENTO DE PESO
PERFIL DE ALINE CAMPEIRO
Na categoria até 48 kg, ela chegou à final da competição. No arremesso, primeira parte da disputa, conseguiu erguer 70 kg, o que a deixou em segundo lugar. Mas a comemoração efusiva pelo feito acabou com as chances de medalha.

Assim que completou o arremesso, Aline vibrou bastante, e pulou no colo do seu técnico. Ao tocar o solo, porém, ela sofreu um sério entorse no joelho esquerdo e foi removida rapidamente para um hospital, para avaliar a lesão. Com isso, não teve condições de disputar o arremesso.

"Eu nunca vi isso. Não foi durante o arremesso, mas depois. Ela bateu por três quilos o recorde brasileiro do arremesso e, pelo que ela estava treinando, seria prata certamente. Em um acidente, você sempre fica assustado. Em um acidente como esse, fica mais ainda", disse o técnico do Brasil, o romeno Dragus Stanica.

"Eu queria ir bem no arremesso, fiz tudo o que eu podia", disse Aline, no colo do técnico, em rápida conversa com a imprensa. Momentos antes, ela foi consolada nas arquibancadas pelas integrantes da seleção.

"Estamos todas tristes com o que aconteceu com ela. Agora, estamos todas torcendo para que ela se recupere logo. Acho que agora ninguém mais vai pular assim", disse Fabiana Silva, da categoria até 69 kg. O técnico, porém, já avisou que não vai proibir suas atletas de comemorarem.

A medalha de ouro ficou com a mexicana Carolina Valência, que bateu o recorde pan-americano no arranque ao atingir 78 quilos. Ela venceu com 168 kg. A prata ficou com a venezuelana Betsy Rivas, com 162 kg, e o bronze ficou com Guilhermina Candelário, da República Dominicana, com 155 kg.