UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 17h18

Com Marta, Brasil goleia de novo e fica muito perto da semifinal

Fernanda Brambilla
Enviada Especial do UOL
No Rio de Janeiro

A seleção feminina de futebol aplicou nova goleada, desta vez contra a fraca seleção da Jamaica, por 5 a 0, neste sábado no estádio Engenhão e está a um empate de garantir a classificação para as semifinais dos Jogos Pan-Americanos do Rio.

EFE
Brasileiras comemoram tento na goleada sobre a Jamaica por 5 x 0, neste sábado
EFE
Marta, que não jogou a primeira partida, comemora seu tento com Kátia Cilene (d)
CONHEÇA O PERFIL DE KÁTIA CILENE
VEJA AS IMAGENS DA PARTIDA
CANADÁ ASSUSTA A SELEÇÃO?
O time dirigido por Jorge Barcellos ganhou o reforço de sua principal jogadora, a atacante Marta, que se juntou ao elenco na sexta-feira, e Kátia Cilene, que havia jogado o segundo tempo da vitória sobre o Uruguai. Kátia entrou muito bem no time titular e marcou dois gols. Cristiane, Daniela Alves e Marta completaram a goleada.

Muito assediada pelos 10.265 espectadores que prestigiaram o jogo, Marta se disse satisfeita com a vitória. "É uma alegria muito grande ser recebida por um público tão carinhoso. Nem senti o cansaço", disse a atacante, que viajou 15h da Suécia.

O treinador também elogiou o trabalho da equipe. "Esse segundo jogo foi mais como esperávamos. A seleção esteve mais solta e soube criar mais, apesar da dificuldade da escalação muito defensiva da Jamaica", comentou o técnico Barcellos. "Nosso trabalho de bola foi mais exigido e funcionou bem, com Marta e Eliane caindo pelas laterais."

Com a segunda vitória seguida, a seleção brasileira chega a seis pontos e está a apenas um de confirmar acesso às semifinais. Na quarta-feira, o Brasil volta a campo para enfrentar a Costa Rica, novamente no Estádio João Havelange, o Engenhão, às 15h30.

"Agora passou, vamos esquecer a Jamaica e começar a pensar no Equador. Nosso objetivo é a medalha de ouro e vamos jogo a jogo, estamos no caminho certo", comentou Pretinha.

O time que entrou em campo neste sábado veio com uma série de alterações em relação àquele que goleou o Uruguai por 4 a 0, na quinta-feira. Entre elas, o Brasil contou com o reforço de Marta, a melhor jogadora do mundo e camisa 10 do time.

Na ótima estréia de Marta, a grande surpresa brasileira aconteceu graças à entrada de Kátia Cilene no time titular. Movimentando-se muito bem na frente, a atacante foi uma das jogadoras mais ativas do Brasil no jogo.

Ela abriu o placar logo aos 8min, após um cruzamento preciso de Marta pela esquerda, pelo alto. A bola encontrou Kátia no meio da área, que não teve dificuldade para se antecipar à goleira jamaicana e tocar rasteiro para marcar.

Na armação, Daniela Alves também se destacava, arriscando bons chutes de fora da área, além de aparecer com qualidade na criação de jogadas. Aos 23min, ela acertou uma bela cobrança no ângulo direito da goleira Jackson, sem chances de defesa. 2 a 0 para o Brasil.

A seleção dominou o primeiro tempo e poderia inclusive ter marcada mais, se não tivesse desperdiçado algumas oportunidades de gols. Sem conseguir se defender, a Jamaica abusava de jogadas violentas na defesa, enquanto o ataque sequer ameaçou a goleira Andréia.

As brasileiras voltaram muito bem do intervalo, e fizeram o terceiro logo aos 6min, num 'repeteco' do primeiro gol. Marta desceu pela esquerda e, cruzou rasteiro da linha de fundo. A camisa 9, Kátia, bem colocada, chegou de carrinho para empurrar a bola para o fundo do gol jamaicano. Era o segundo gol dela no jogo.

Com o apoio da torcida, a seleção brasileira continuou pressionando. Aos 19 min, Marta fez grande jogada pela direita e foi derrubada pela defensora Fearon. A atacante bateu com categoria no canto esquerdo de Jackson, fazendo o quarto.

O quinto veio novamente de uma cobrança de pênalti. A cinco minutos do fim, Kátia Cilene sofreu falta dentro da área e Cristiane fechou a goleada em nova cobrança perfeita.