UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 17h37

Com quebra de tabu, brasileiro termina com bronze na esgrima

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A estréia da esgrima brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 2007 contou com uma trajetória sinuosa e acabou com o inesperado terceiro lugar do esgrimista João Souza. Com a conquista, João se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na história do florete masculino.

EFE
Shimbo (e.) foi eliminado pelo americano Andreas Horanyi (d.). João Souza também
VEJA O PERFIL DE JOÃO SOUZA
VETERANOS NÃO ACREDITAVAM
MAIS FOTOS DA CONQUISTA
João também acabou com um jejum de medalhas pan-americanas que permanecia desde 1975, quando Arthur Cramer, Ronaldo Schwantes, Frederico Alencar e Francisco Buofina conquistaram o bronze.

"Fiquei bem feliz com o bronze, mas poderia fazer mais. A competição foi muito equilibrada. Então, também poderia ter ficado fora do pódio, como o favorito canadense que caiu cedo", afirmou João, que também ficou realizado em quebrar o jejum pan-americano das espadas. "A ficha está caindo, estou feliz e orgulhoso, mas vem mais medalha por aí", completou o atleta que treina no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS).

Ele só pensava na comemoração. "Quero beijar minha mãe e minha namorada, afinal, renunciei a muita coisa, tranquei faculdade, largei trabalho para treinar para esse Pan. Agora é festejar", desabafou.

Na primeira etapa, João se classificou em 16º lugar entre 18 atletas, enquanto seu companheiro Heitor Shimbo estava com a quarta colocação. Por conta da classificação entre os últimos colocados, João ainda teve que disputar uma luta a mais do que Shimbo, mas mesmo assim também conseguiu se classificar para as quartas-de-final.

Com dois brasileiros entre os oito melhor colocados, a esperança de medalha aumentou. Porém, o norte-americano Andreas Horanyi venceu por 5 a 4 a luta contra Shimbo e o eliminou da disputa. Quem seguiu em rumo à medalha e fez valer o nome de segundo melhor esgrimista de florete das Américas foi João, que derrotou o canandense M. Wojcik por 15 a 8 e garantiu o bronze, uma vez que o terceiro e o quarto lugar ganham a medalha.

Ele, que pensa em disputar os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, ainda enfrentou Andreas Horanyi, o atleta de derrotou Shimbo. Porém, o norte-americano também eliminou João por 13 a 9, e o brasileiro encerrou sua participação individual com a medalha de bronze. Horanyi, norte-americano de pais húngaros, acabou ficando com o ouro ao bater um rival chileno.

De acordo com o chefe da equipe de esgrima, Giocondo Cabral, "O João desligou no final e acabou deixando o americano passar. Depois não deu para alcançar mais".