UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 11h08

Jaqueline Mourão fica em 4º e desperdiça primeira medalha

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A disputa pela primeira medalha brasileira foi, por incrível que pareça, entre as próprias brasileiras de modalidades diferentes. Com as provas de maratona aquática e moutain bike ocorrendo quase que ao mesmo tempo, as atletas Poliana Okimoto e Jaqueline Mourão brigavam para superar suas adversárias e para ser a primeira a conquistar a medalha dos Jogos Pan-Americanos.

Jaqueline, porém, desperdiçou sua chance ao ficar em quarto lugar, atrás da canadense Catharine Pendrel, da norte-americana Mary McConneloug e da mexicana Laura Macouzet.

IMAGENS DA PROVA DE MTB
Folha Imagem
Canadense Catherine Pendrel conquistou a primeira medalha de ouro dos Jogos do Rio
Folha Imagem
Brasileira Jaqueline Mourão lutou, mas não conseguiu conquistar medalha na prova
Folha Imagem
Decepcionada com a quarta colocação, ciclista brasileira cruza a linha de chegada
Folha Imagem
Canadense comemora o ouro ao cruzar a linha de chegada no Morro do Outeiro
PERFIL DE JAQUELINE MOURÃO
MAIS NOTÍCIAS DE CICLISMO
VEJA MAIS FOTOS DO SÁBADO
Jaqueline não escondeu sua decepção em não ficar no pódio: "O 4º lugar é meio decepcionante, mas têm dias que dá e dias que não dá. Queria muito a medalha, mas a mexicana acabou sendo melhor na parte plana".

Nas largadas, Poliana Okimoto saiu na frente. A prova de maratona aquática largou às 9h08 das areias de Copacabana, em frente ao posto 6. No Morro do Outeiro, em Jacarepaguá, Jaqueline Mourão só partiu longos sete minutos depois.

As condições na pista de mountain bike, porém, eram mais favoráveis para a primeira medalha. Apesar da lama e do circuito técnico, que exigiu muito das atletas, a prova teria uma duração mais curta do que a de maratona.

No Morro do Outeiro, um limite máximo de duas horas de duração, com um mínimo de 1h45, previa o final às 11h15. Pensando no limite de tempo, a organização definiu que as garotas dariam cinco voltas no percurso de cerca de seis quilômetros entre as montanhas, totalizando cerca de 30 km.

Na maratona aquática, a prova era de 10 km e a expectativa de final, por volta de 11h. Na seletiva para a formação da equipe brasileira, disputada no mesmo trajeto da prova pan-americana, Poliana venceu em 2h11min. Se repetisse o tempo, a maratona aquática terminaria às 11h19, quatro minutos depois da prova de ciclismo.

Restava, então, à Jaqueline Mourão conseguir chegar entre as três primeiras colocadas. As principais adversárias foram a canadense Catherine Pendrel e a norte-americana Mary McConneloug, que conquistou a prata em Santo Domingo-2003. As duas estão mais bem colocadas no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Enquanto a brasileira ocupa a 41ª colocação, a norte-americana é sétima colocada e a canadense é 38ª no ranking.

Na primeira volta, Jaqueline fechou em teceiro lugar, pouco mais de um minutos atrás da líder, da norte-americana Mary McConneloug. Na segunda, a canadense Catharine Pendrel assumiu liderança e as esperanças de Jaqueline Mourão se tornar a primeira medalhista brasileira do Pan-Americano do Rio de Janeiro começaram a diminuir. Ela foi ultrapassada pela mexicana Laura Macouzet, 52ª colocada no ranking da UCI, que na volta seguinte já abria mais de um minuto para a brasileira.

Quem venceu a prova foi Pendrel, que terminou a competição com 1h43min06s. Foi o primeiro ouro da canadense em Jogos Pan-Americanos.Em segundo lugar, apenas 1min39s atrás, chegou McConneleoug. Com o bronze, a mexicana acabou com as expectativas de Jaqueline de ser a primeira medalhista. Jaqueline terminou em 4º lugar, 7min45s atrás da primeira colocada.

Apesar de não ter vencido, Jaqueline agradeceu a participação da torcida, por volta de 400 pessoas que se espalharam pelo circuito, e principalmente de seus familiares. "Minha família estava na platéia e foi muito bom sentir o calor do público".

Problemas na Pista
As provas de mountain bike foram marcadas por problemas da organização. Os ciclistas só tiveram autorização para treinas no local no último dia, ainda assim após duas horas de espera. O atraso foi causado por falta de atendimento médico no local. Além disso, a pista não foi testada em competição e os atletas reclamaram das condições, com muita lama, devido às fortes chuvas na região nos últimos dias.