UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

14/07/2007 - 08h16

Estréia do Brasil no beisebol é adiada por problemas com iluminação

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A estréia da seleção brasileira de beisebol, que estava prevista para ocorrer às 14h30 deste sábado, sofreu uma alteração e foi prorrogada para este domingo. O motivo foi a reprovação das condições de iluminação do campo 1 do Complexo Esportivo "Cidade do Rock", onde seria realizada a partida contra a Nicarágua.

As disputas entre Cuba e Panamá, programada para ser realizada às 10h, e Venezuela e México, às 11h, foram mantidas por não dependerem de luz artificial. Porém, o confronto entre Estados Unidos e República Dominicana, marcado para 19h, também foi adiado.

"Ontem teve um teste final no campo e ficou decidido que não vamos jogar à noite. Isso desestrutura todo o nosso planejamento. Mas a gente reestrutura tudo de novo", reclamou o chefe de equipe do beisebol do Brasil, Ricardo Iguchi.

O campo na Cidade do Rock já tinha sofrido problemas na quarta-feira, quando uma ventania derrubou uma lona e uma parte metálica da cobertura das arquibancadas.

Na noite desta sexta, uma pane nos geradores de energia fez com que os recursos eletrônicos do estádio, como o placar, não funcionassem corretamente.

Ao custo de quase R$ 5 milhões, a arena temporária montada na Cidade do Rock quase não saiu do papel. Apenas no final de março a sede do beisebol e do softbol no Pan começou a ser construída.

A estréia do Brasil na competição deve acontecer neste domingo, mas o horário do jogo ainda não foi marcado. O problema é que pelo calendário oficial, a seleção deveria enfrentar a República Dominicana neste mesmo dia, às 14h30.

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (Co-Rio) em comunicado oficial, afirmou que ainda estuda a forma de ressarcir os torcedores que compraram ingressos para a competição.

Em Santo Domingo-2003, algumas modalidades, como o vôlei de praia, também tiveram a estréia postergada devido a problemas no local de competição.