UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

13/07/2007 - 20h37

Remo começa torneio com duas provas sem brasileiros

Felipe Mendes
Em São Paulo

Começa neste sábado o torneio de remo nos Jogos Pan-Americanos 2007. O Brasil, porém, não aguarda com muitas expectativas as duas primeiras provas, o Dois Sem feminino e o Skiff Simples feminino. Afinal, as duas não terão participações brasileiras.

Arquivo Folha
Caroline (d.) foi excluída de prova que, agora, existirá: "Agora é só ficar assistindo"
PÁGINA ESPECIAL DE REMO
O Dois Sem feminino havia sido excluído pela Odepa por não atingir o número mínimo de inscritos, cinco barcos fora o brasileiro. Porém, a entidade voltou atrás a poucos dias dos Jogos e reconsiderou a exclusão. As prejudicadas foram Amanda Duarte e Caroline Beloni que treinavam para competir no Pan, mas acabaram sendo afastadas do time titular.

Ao saber que a prova ia ocorrer Caroline não lamentou. "Eu acho bom, porque seria um desrespeito com as atletas que viajaram dos seus países não competir aqui". Ela também contou como será sua participação no Pan: "Como fomos excluídas, agora é só ficar assistindo".

Assim, a prova abrirá o torneio, às 8 horas da manhã, mas com apenas quatro barcos inscritos. Entretanto, a disputa será apenas para saber a raia em que Chile, Estados Unidos, Canadá e Cuba disputarão a final no dia 17 de julho.

A prova de Skiff Simples feminino também não terá participações brasileiras. Com o número mínimo de embarcações, seis (Cuba, México, El Salvador, Estados Unidos, Venezuela e Argentina), a disputa só ocorrerá para definir a ordem das raias na final. A brasileira Deborah Amorim, remadora de Skiff Simples peso-leve, até tentou largar na prova, mas não conseguiu.

A reconsideração da Odepa que permitiu que competições de remo aconteçam com menos do que seis barcos prejudicou o Brasil na prova Dois Sem feminino, mas acabou ajudando na disputa do Oito Com masculino. A prova que havia sido excluída há, praticamente um ano, está novamente na lista de competições. Estados Unidos, Cuba, Brasil e Argentina disputarão o pódio. A prova está prevista para ser realizada no dia 16 de julho
BRASIL BENEFICIADO
O Brasil só começará sua participação no remo no Skiff Simples masculino, a terceira prova do dia. O representante será Marcelus Marcili, ou Cabeça como é conhecido entre os companheiros. Ele, que já disputou os Pan-Americanos de Havana-1991, Mar del Plata-1995 e Santo Domingo-2003 se disse mais seguro para a edição de 2007: "Estou muito mais tranqüilo do que nos primeiros Pans que disputei. Vou competir em duas provas bem diferentes, o Single Skiff, sozinho, onde não dependo de ninguém e os erros e acertos são meus".

Ele também acredita nas suas chances e com o Pan sediado no Rio de Janeiro, a motivação é maior. Com duas medalhas de prata, ele fala com convicção: "Só me falta o ouro".

O sábado para o remo ainda conta com as provas do Dois Sem masculino, às 9h15, em que disputarão o atleta olímpico Anderson Nocetti e seu companheiro Allan Bittencourt, o Skiff Duplo peso-leve, às 9h30, com Thiago Gomes e Sobral Jr.

Às 16h30, o dia termina para o remo com as repescagens das provas que terão mais de seis barcos. As provas servirão para classificar para as finais os países que não foram vencedores nas regatas iniciais.