UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

13/07/2007 - 12h05

Presidente da Wada critica justificativa de doping de Jaqueline

Bruno Doro
Enviado Especial do UOL
No Rio de Janeiro

O presidente da Wada, a agência mundial antidoping, Richard Pound, criticou nesta sexta-feira a justificativa da jogadora de vôlei Jaqueline, da seleção brasileira, para seu caso de doping. Segundo ele, alegar falta de informação não pode ser desculpa.

"Eu não vejo com bons olhos quem alega desconhecimento. A partir do momento em que um atleta chega a sua seleção nacional e começa a disputar torneios de nível internacional, deve saber que cuidados tomar", avisou Pound.

Nilton Fukuda / Agência Estado
Jaqueline (f) foi criticada pelo presidente
da Wada por alegar falta de informação
POUND PEDE LIDERANÇA BRASILEIRA
MEXICANOS ACUSADOS DE DOPING
Na quinta-feira, quando foi cortada do time que disputa o Pan-Americano do Rio de Janeiro, Jaqueline culpou cápsulas de chá verde, compradas para combater a celulite, pelo exame antidoping positivo. Ela foi flagrada na Itália, onde joga pelo Jesi, e seu exame deu positivo para sibutramina, substância ativa em remédios para emagrecimento.

Apesar da alegação de médicos de que a substância não estimula o desempenho atlético, Pound foi categórico ao falar da substância. "Ela pode não trazer benefícios atléticos, mas é usada para mascarar outras substâncias. Ela não ajuda esportivamente, mas esconde quem fez algo errado", explicou.

Jaqueline é mais um doping confirmado no esporte brasileiro no ano. Recentemente, o atacante Dodô, do Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro, também foi flagrado. O ciclista Magno Nazaret foi cortado do time brasileiro no Pan, flagrado em antidoping em uma competição no começo do ano.

Pound afirmou que a situação brasileira não é alarmante. "O Brasil não está sozinho nesses casos. Nenhum país e nenhum esporte estão livres do doping. E o fato de apenas três ou quatro atletas terem sido flagrados em um ano é positivo, já que o Brasil é um país grande e tem mais casos do que países pequenos".

Apesar de criticar casos como o de Jaqueline, Pound admite que a falta de informação ainda é grande. "Eu me surpreendo como até mesmo no nível olímpico, os atletas ainda tenham dificuldade em entender a luta contra o doping".

Para trabalhar o problema, a Wada instalou um guichê de informações na Vila do Pan, no refeitório da Vila. "O lugar é muito bom e está acessível a todos os atletas", disse.