UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

13/07/2007 - 21h00

Cuba e Colômbia deixam escassas chance de pesistas do Brasil

Mariana Franceschinelli
Em São Paulo*

Há 12 anos o Brasil não conquista uma medalha no levantamento de peso no Pan. A modalidade, que faz sua estréia nos Jogos do Rio neste sábado, é a oportunidade dos brasileiros baterem recordes pessoais e divulgarem o esporte. Medalhas? Só com sorte.

Arquivo Folha
Aline Campeiro será a primeira brasileira do levantamento de peso do Jogos do Rio
Aline Campeiro, a primeira brasileira a disputar a modalidade no Pan, está esperando o que um atleta sempre busca em um campeonato: a vitória. "Mas sei que as chances são míninas. É bem complicado mesmo. A medalha é apenas um sonho na nossa modalidade atualmente", explicou.

Enquanto as outras atletas estavam na Cerimônia de Abertura do Pan, ela, que compete na categoria 56 kg, ficou na Vila para se concentrar para a prova de sábado. "Preciso descansar para amanhã. Não será fácil", diz, apontando como suas principais adversárias colombianas, mexicanas e dominicanas.

Alexandre Hoffman, que será o primeiro dos pesistas brasileiro na competição, também optou por não participar da cerimônia, já que sua prova acontece às 14h do sábado. "Fiquei aqui na Vila, minha prova é amanhã, precisava ficar na concentração", comentou o atleta, que disputa a categoria 62 kg.

O atleta, 23, deixa claro que seu objetivo é superar apenas sua marca pessoal. "Nem sei quem são os atletas que vão disputar comigo", comentou. "Se o colombiano Diego Salazar estiver aqui no Rio, ele é o principal candidato ao ouro", explica, mostrando pouca preocupação com isso.

Segundo o técnico da seleção masculina de levantamento, Edmilson Dantas, o único atleta que pode quebrar o jejum do Brasil é Lauri Blair, da categoria 105 kg. Ele foi o primeiro pesista da história nacional a levantar mais de 200 kg (seu recorde são 202 kg).

Antes de 2006, a única pessoa que chegou perto dos 200 kg foi Dantas - 197,5 kg em 1998. "Mas é difícil. Ele precisa de sorte. E tudo vai depender dos competidores dos outros países", explica Dantas.

Mariana Franceschinelli/UOL
Lauri Blair é o pesista que pode quebrar o jejum brasileiro de 12 anos na modalidade
Alias, se para os brasileiros do levantamento de peso o Pan é um meio de adquirir experiências e bater marcas pessoais, para outros países, como Cuba e Colômbia, é o esporte em que algumas medalhas são tidas como certa.

A delegação de Cuba será liderada pelo campeão mundial, Sergio Alvarez, além de um grupo de pesistas onde se destaca o duas vezes medalhista mundial, Yoandrys Hernández, e Yordanis Borrero, medalha de ouro no Pan de 2003.

Cuba lidera o quadro geral de medalhas do levantamento de peso no Pan. O país espera conquistar no Rio quatro medalhas de ouro com sua forte equipe masculina. Em Santo Domingo, além do ouro de Borrero, o país levou para casa três medalhas de prata e uma de bronze.

A Colômbia deve ser a grande medalhista no feminino. Entre os destaques, as campeãs pan-americanas de 2003 em suas categorias: Tulia Medina e Ubaldina Valoyes. As duas atletas possuem também o recorde pan-americano da modalidades nas categorias 69 kg e 75 kg, respectivamente.

* com agências internacionais