UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

13/07/2007 - 15h28

Argentina "acorda" a tempo e goleia Porto Rico na estréia

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

A Argentina venceu Porto Rico no último jogo do dia de abertura do handebol feminino por 38 a 25 nos Jogos Pan-Americanos, no Riocentro.

Diferentemente do Brasil e de Cuba, que desde o início demonstraram superioridade frente às adversárias, as argentinas sentiram a pressão de Porto Rico e não conseguiam se impor no marcador nos primeiros minutos. Mas o cenário que se desenhava como uma partida difícil e equilibrada logo mudou.

Vice-campeã em Santo Domingo-03, a Argentina só saiu do empate por 4 a 4 aos 16 minutos, quando Constantino marcou o quinto gol para "desencantar" a equipe. A partir daí, o jogo virou e, nos dez minutos seguintes, as argentinas marcaram sete gols, contra apenas dois de Porto Rico. A primeira etapa terminou em 17 a 7.

No segundo tempo, a Argentina mostrou que poderia fazer muito mais. O destaque do time foi a armadora central Acosta, que já havia marcado quatro gols na primeira etapa.

Depois do intervalo, Acosta voltou a liderar a equipe, e marcou outros seis gols. Outras jogadoras fundamentais no segundo tempo foram as pontas direita, Ferrer, e esquerda, Fernandez, que anotaram quatro gols cada.

Porto Rico, por sua vez, estacionou no marcador, e deixou que as argentinas crescessem para transformar a vitória em goleada, com 38 a 14.

Na saída da quadra, as jogadoras da Argentina, que foram fortemente vaiadas pelos torcedores brasileiros, foram surpreendentemente aplaudidas - pelos mesmos torcedores. A ovação, que se estendeu até a passagem do técnico argentino, entretanto, não convenceu as jogadoras, que passaram desconfiadas rumo ao vestiário.

Nesta sexta, primeiro dia de handebol no Pan, a República Dominicana fez o primeiro jogo do dia, com vitória sobre o Paraguai por 33 a 30. Em seguida, o Brasil venceu o México por 38 a 15. Cuba venceu o Canadá com facilidade, por 38 a 25.