UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

13/07/2007 - 19h36

Badminton brasileiro inicia luta contra falta de tradição no Pan

Vinícius Galante*
Em São Paulo

O badminton brasileiro entrará em quadra, a partir deste sábado, para tentar desfazer o rótulo de figurante do Pan-Americano. Sem nenhuma medalha na história da competição, no entanto, os atletas nacionais devem ser espectadores privilegiados da disputa entre Canadá e Estados Unidos pela maioria das medalhas.

Divulgação
No Rio de Janeiro, Guilherme Kumasaka vai disputar o seu quarto Pan-Americano
PÁGINA DE BADMINTON NO PAN
BRASILEIROS DA MODALIDADE
Com estréia marcada para às 9h da manhã do sábado no individual feminino, Fabiana Silva e Mariana Arimori podem se tornar as primeiras brasileiras eliminadas do evento.

Mesmo com os desempenhos pouco animadores até agora, o chefe da delegação e dirigente da Confederação Brasileira de Badminton, Gilberto Nogueira, chega até a falar em uma inédita medalha de bronze.

"Pelos resultados obtidos, os que têm mais chances de avançarem na disputa são o Guilherme Kumasaka e o Guilherme Pardo, pois eles já conquistaram algumas vitórias contra seus adversários", declarou Gilberto ao UOL Esporte, ressaltando que o sorteio das chaves foi bastante benéfico para os dois atletas.

Kumasaka é o veterano da delegação brasileira do badminton. Em 2007, ele participará dos Jogos Pan-Americanos pela quarta vez.

Os norte-americanos contarão, na disputa do Pan-Americano, com o nº 54 do ranking mundial, Eric Go. Outra estrela da competição deve ser Howard Bach, campeão mundial de duplas em 2005, e que vai competir no Rio de Janeiro ao lado de Khan Bob Malaythong.

Já o Canadá, confia no retrospecto nas edições anteriores do Pan-Americano para conseguir um grande número de medalhas na modalidade. Em Mar del Plata-1995, os atletas do país levaram todas as medalhas de ouro na modalidade, no masculino e no feminino.

Em Winnipeg-1999, os canadenses obtiveram três das cinco medalhas em disputa, mesmo desempenho de Santo Domingo-2003.

Ganhador no individual masculino em 2003, Mike Beres é um dos expoentes canadenses do esporte. No Rio de Janeiro, ele buscará o bicampeonato, tendo como principais adversários o seu compatriota Andrew Dabeka e o guatemalteco Pedro Yang.

Muito popular na Ásia, principalmente em países de grande população,como índia e Indonésia, o badminton estreou nos Pan na edição de 1995, em Mar del Plata (Argentina), três anos depois de debutar nas Olimpíadas, em Barcelona-1992.

As competições da modalidade vão ocorrer no complexo esportivo do Riocentro. As disputam se estendem até o próximo dia 19, quando ocorrem as finais dos individuais feminino e masculino, além das duplas mistas. Na véspera, acontecem as definições das medalhas da dupla feminina e da masculina.

*Com agências internacionais