UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

12/07/2007 - 19h59

Depois de susto, EUA arrasam Paraguai na estréia do Pan

Da Redação
Em São Paulo

Apesar da empolgação de sair na frente, o Paraguai não acompanhou o ritmo das norte-americanas, atuais campeãs olímpicas. Com o estádio João Havelange ainda mais vazio do que a partida da seleção brasileira, os EUA venceram por 7 a 1 no quarto jogo do torneio feminino de futebol no Pan nesta quinta. A vitória, porém, foi de virada após um gol das sul-americanas no primeiro minuto.

BRASIL GOLEIA NA ESTRÉIA
Pouca gente viu a estréia do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Na tarde desta quinta-feira, em um Engenhão praticamente vazio, a seleção brasileira feminina de futebol goleou o Uruguai por 4 a 0.

Esta foi a primeira participação do país nos Jogos que organiza. Mesmo assim, o evento não ganhou a atenção do público. Grande parte da arquibancada ficou vazia, apesar da fila que se formou na entrada do estádio. As tentativas de fazer "ola" foram frustradas pelo público oficial de 4.522 pagantes, ou seja, 10% da capacidade total.
LEIA MAIS
Com o time reserva, enquanto as titulares treinam para o Mundial da categoria, as norte-americanas buscam o segundo ouro no Pan. O primeiro aconteceu em Winnipeg-1999. Em 2003, em Santo Domingo, os EUA nem participaram, deixando caminho aberta para a seleção brasileira feminina subir ao ponto mais alto do pódio.

O jogo dos EUA foi marcado também por outra estréia brasileira no Pan. Além dos 4 a 0 sobre o Uruguai no jogo antecedente no Engenhão, os poucos brasileiros que ficaram no estádio viram o juiz Djalma Beltrame apitar a partida.

O Paraguai teve poucos momentos de gol durante o jogo. Todos em 10min de primeiro tempo. Logo na falta inicial, à beira da grande área norte-americana, Alarcon bateu no canto esquerdo da goleira dos EUA e abriu o placar. A zebra parecia que iria crescer quando a própria Alarcon recebeu na entrada da área logo depois e chutou para fora.

O susto parece ter motivado as norte-americanas, que foram para cima. O time, atual campeão olímpico, fez o que quis na partida a partir do empate, aos 17min, com Kelley O´Hara.

Tanto é que não demorou nem um minuto para a virada. Aos 18 min, a capitã Lauren Cheney fez mais um depois de cruzamento da direita. Ela pegou no segundo pau e chutou de esquerda.

No final do primeiro tempo aos 37min, três jogadoras paraguaias pularam sem sucesso e Lauren Cheney fez o segundo gol dela no jogo, de cabeça, no meio da área.

No segundo tempo, a farra das norte-americanas continuou. Aos 4min, Kelley O´hara desceu pela direita, cruzou por baixo, e Lauren Cheney marcou o seu terceiro gol no jogo e quarto dos EUA. Três minutos depois a dupla novamente apareceu e fez o quinto. Desta vez, O´hara depois de driblar a goleira.

Casey, que até então estava só servindo as companheiras, entrou pela direita da área, fingiu cruzar, mas decidiu chutar por cima da goleira e de duas zagueiras. Seis a um para os EUA aos 21min.

Parecia o fim da goleada, mas só as norte-americanas jogavam. Com amplo espaço em campo, um minuto depois Kelley O'Hara cruzou da esquerda na medida para McDonald, que completou de primeira e anotou o sétimo gol. Fim da festa. Cansados os dois times só tocaram a bola e esperam o apito final.

O próximo jogo dos EUA deve ser uma outra goleada. O time pega o Panamá às 14hs, do sábado no estádio Miécimo da Silva. As panamenses perderam nesta quinta para a Argentina por 2 a 0.

Já as paraguaias fazem um jogo crucial contra as rivais argentinas pelo primeiro ponto no Pan.